Dólar(PTAX)
Venda5,3848
Compra5,3842
Euro(PTAX)
Venda6,2550
Compra6,2532
Iene
Venda0,0355
Compra0,0355
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
quarta-feira, outubro 22, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

O que é o Marketing Internacional

Rafael Cifu by Rafael Cifu
junho 16, 2021
in Marketing Internacional
0
Marketing internacional definição

Marketing Internacional: a importância em criar estratégias para atender às demandas do mercado internacional.

0
SHARES
549
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

Marketing internacional, ou marketing global, é o conjunto de estratégias que farão o seu negócio alcançar mercados por todo o globo.

É através dele que você conseguirá mapear mercados de países até então não explorados e encontrar oportunidades. Neste artigo, vamos embarcar juntos neste incrível universo do marketing internacional, passeando um pouco pelas diferenças entre o marketing doméstico e global, com dicas práticas para você já sair aplicando no seu negócio.

O que você vai ler neste artigo:

Índice

  • Fundamentos do marketing internacional
  • Diferenças entre marketing internacional e local
    • Diferenças culturais
    • Branding Global
    • Fatores macroeconômicos
  • Mas como começar? Quais são os primeiros passos?

Fundamentos do marketing internacional

Semelhante ao tradicional, o marketing internacional também pode ser entendido como um instrumento comercial para atrair e converter possíveis compradores para um produto ou serviço. A diferença é que abrange clientes a nível global.

Mas não generalize. Há diferenças essenciais entre eles, que veremos a seguir.

Se você está começando a entender melhor a respeito de marketing, seja ele convencional ou internacional, já deve ter se deparado com os os 5 Ps, certo? 

  • Produto
  • Preço 
  • Praça
  • Promoção
  • Pessoas

Mesmo o advento digital tendo balançado um pouco essas estruturas, esses 5 Ps essenciais ainda são parte dos fundamentos do marketing internacional, sendo que alguns deles serão amplamente modificados pela variável “global”.

Vamos agora conhecer um pouco mais na prática esses 5 Ps essenciais, começando pelas diferenças entre o marketing global e local.

Diferenças entre marketing internacional e local

As diferenças entre eles são consideráveis.

Tenha em mente que, enquanto o marketing local busca aprofundar o máximo possível no público alvo e mercado (concorrentes, parceiros estratégicos), o marketing internacional precisa lidar com grande pluralidade de variáveis, portanto, conhecer a cultura da sua persona é essencial.

Diferenças culturais

O primeiro ponto, entre os 5 Ps, que vamos falar é a respeito de Praça e Pessoas.

Ao iniciar uma operação internacional é importante que você saiba que grande parte do seu esforço será em entender a cultura e o mercado do país target.

Não subestime essa etapa pois, sem ela, você provavelmente irá adequar os demais Ps de forma equivocada. 

Branding Global

Outra diferença importante está relacionada a sobre como a sua marca se apresenta e se há congruência com o país ou região que você está buscando.

Branding global é fundamental para que a sua comunicação e proposta de valor (seja de um serviço ou produto) seja percebida da forma que você planejou, atento à questão cultural a qual você está se comunicando.

Fatores macroeconômicos

Na sua formação de preço e promoção, é imprescindível que seja levado em conta os fatores financeiros, sendo comum a criação de composições de preços e políticas por país.

Além disso, você precisa levar em conta que as técnicas de apresentação de políticas de preço podem ter percepções diferentes, a depender da cultura.

Uma forma de mitigar esses riscos é tendo um parceiro local. Esse parceiro poderá lhe oferecer o “mapa” da região e dessa forma você será muito mais assertivo.

O Marketing internacional abre as portas para um mercado imenso e muitas vezes, pouco explorado por alguns segmentos. 

Planejamento de marketing - marketing internacional
Conheça as particularidades regionais para criar uma estratégia de marketing bem estruturada.

Não à toa, a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em pesquisa realizada em 2017, constatou que 62% das empresas operam ou têm interesse em operar internacionalmente.

Mas como começar? Quais são os primeiros passos?

Nós, do Portal do Comércio Exterior ajudaremos você a entender como atuar dentro de um panorama tão amplo como o marketing internacional, te ajudando a alcançar novos mercados e expandir sua operação.

Para conhecer mais a fundo quais são os passos necessários para começar a sua operação de marketing internacional, te convido a acessar 2 artigos completos sobre esse tema, que já foram publicados aqui no Portal do Comércio Exterior:

  • Como buscar clientes no Exterior (4 formas práticas)
  • Marketing Internacional: 6 passos para ter mais resultado 

Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam te ajudar a alcançar seus objetivos! 

Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise e qualidade nessa trajetória.

Tags: comércio exteriormarketingmarketing intenarnacional
Previous Post

SEO Internacional: como tornar um site global

Next Post

O que é o Finimp

Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Google Web Stories
Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

by Rafael Cifu
julho 27, 2021
Next Post
Finimp_linha de crédito ao importador

O que é o Finimp

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Sofr ou Libor: entenda as diferenças

Sofr ou Libor: entenda as diferenças

junho 28, 2023
Sustentabilidade ESG e as relações comerciais e produtivas

Sustentabilidade ESG e as relações comerciais e produtivas

junho 21, 2021
A Questão do ESG Para o Exportador

A Questão do ESG Para o Exportador

junho 16, 2021

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?