Marketing internacional, ou marketing global, é o conjunto de estratégias que farão o seu negócio alcançar mercados por todo o globo.
É através dele que você conseguirá mapear mercados de países até então não explorados e encontrar oportunidades. Neste artigo, vamos embarcar juntos neste incrível universo do marketing internacional, passeando um pouco pelas diferenças entre o marketing doméstico e global, com dicas práticas para você já sair aplicando no seu negócio.
O que você vai ler neste artigo:
Índice
Fundamentos do marketing internacional
Semelhante ao tradicional, o marketing internacional também pode ser entendido como um instrumento comercial para atrair e converter possíveis compradores para um produto ou serviço. A diferença é que abrange clientes a nível global.
Mas não generalize. Há diferenças essenciais entre eles, que veremos a seguir.
Se você está começando a entender melhor a respeito de marketing, seja ele convencional ou internacional, já deve ter se deparado com os os 5 Ps, certo?
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
- Pessoas
Mesmo o advento digital tendo balançado um pouco essas estruturas, esses 5 Ps essenciais ainda são parte dos fundamentos do marketing internacional, sendo que alguns deles serão amplamente modificados pela variável “global”.
Vamos agora conhecer um pouco mais na prática esses 5 Ps essenciais, começando pelas diferenças entre o marketing global e local.
Diferenças entre marketing internacional e local
As diferenças entre eles são consideráveis.
Tenha em mente que, enquanto o marketing local busca aprofundar o máximo possível no público alvo e mercado (concorrentes, parceiros estratégicos), o marketing internacional precisa lidar com grande pluralidade de variáveis, portanto, conhecer a cultura da sua persona é essencial.
Diferenças culturais
O primeiro ponto, entre os 5 Ps, que vamos falar é a respeito de Praça e Pessoas.
Ao iniciar uma operação internacional é importante que você saiba que grande parte do seu esforço será em entender a cultura e o mercado do país target.
Não subestime essa etapa pois, sem ela, você provavelmente irá adequar os demais Ps de forma equivocada.
Branding Global
Outra diferença importante está relacionada a sobre como a sua marca se apresenta e se há congruência com o país ou região que você está buscando.
Branding global é fundamental para que a sua comunicação e proposta de valor (seja de um serviço ou produto) seja percebida da forma que você planejou, atento à questão cultural a qual você está se comunicando.
Fatores macroeconômicos
Na sua formação de preço e promoção, é imprescindível que seja levado em conta os fatores financeiros, sendo comum a criação de composições de preços e políticas por país.
Além disso, você precisa levar em conta que as técnicas de apresentação de políticas de preço podem ter percepções diferentes, a depender da cultura.
Uma forma de mitigar esses riscos é tendo um parceiro local. Esse parceiro poderá lhe oferecer o “mapa” da região e dessa forma você será muito mais assertivo.
O Marketing internacional abre as portas para um mercado imenso e muitas vezes, pouco explorado por alguns segmentos.

Não à toa, a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em pesquisa realizada em 2017, constatou que 62% das empresas operam ou têm interesse em operar internacionalmente.
Mas como começar? Quais são os primeiros passos?
Nós, do Portal do Comércio Exterior ajudaremos você a entender como atuar dentro de um panorama tão amplo como o marketing internacional, te ajudando a alcançar novos mercados e expandir sua operação.
Para conhecer mais a fundo quais são os passos necessários para começar a sua operação de marketing internacional, te convido a acessar 2 artigos completos sobre esse tema, que já foram publicados aqui no Portal do Comércio Exterior:
- Como buscar clientes no Exterior (4 formas práticas)
- Marketing Internacional: 6 passos para ter mais resultado
Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam te ajudar a alcançar seus objetivos!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise e qualidade nessa trajetória.