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Home Marketing Internacional

Marketing internacional: 4 formas de buscar clientes no exterior

Fabio Accunzo by Fabio Accunzo
junho 16, 2021
in Marketing Internacional
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marketing internacional
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Muitas empresas têm o desejo de conquistar clientes no exterior, porém não sabem por onde começar, ou mesmo tem grande receio de comercializar com o mercado externo. O marketing internacional é exatamente a resposta a essa dificuldade.

Estabelecer relações com o comércio exterior é uma boa alternativa de negócios para muitos empreendedores. 

Os benefícios de exportar seus produtos e serviços são inúmeros: redução de riscos de demanda no Brasil, melhora da qualidade do seu produto, muitas vezes um meio de pagamento seguro, aumento da competitividade da empresa, busca de novas tecnologias, entre outros fatores..

E o avanço das tecnologias trouxe ainda mais facilidades para este processo. Encontrar clientes no exterior através de estratégias de marketing internacional pode ser um processo que está ao alcance das empresas de todos os portes e setores. Plataformas de negociação comercial, associações de exportadores, e programas de incentivos do governo  são caminhos que podem ser utilizados para facilitar o caminho do futuro exportador.

A prospecção de clientes no exterior deve ser feita com planejamento e estudo. Isso porque exportar seu negócio para outros países exige conhecimento e apoio de profissionais competentes. 

Os caminhos para conquistar clientes no exterior

marketing internacional
marketing internacional

Neste sentido, destacamos 4 caminhos de marketing internacional possíveis para a busca de clientes no exterior para sua empresa. Para aprofundar essa temática, nesse artigo vamos abordar mais detalhadamente algumas possibilidades para a busca de clientes no exterior. 

O que você vai ler neste artigo:

Índice

  • Ferramentas digitais de marketing internacional 
  • Associações de exportadores do seu setor
  • Plataformas de negócios
  • Programas do governo

Ferramentas digitais de marketing internacional 

Com as tecnologias se tornando cada vez mais poderosas e populares, existem hoje, diversas ferramentas digitais que podem auxiliar o processo de exportação do seu negócio. 

Ferramentas já conhecidas e amplamente utilizadas, podem também ser utilizadas para o comércio exterior. 

  • Google Analytics, permite fazer análises do tráfego do seu blog por exemplo, e com isso, criar e direcionar estratégias de marketing adequadas ao seu público internacional.
  • Google Trends,  coleta informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas pelo Google em um determinado período de tempo. Dessa maneira, é possível captar informações sobre as tendências atuais e previsões de tendências futuras;
  • Global Market Finder, ferramenta bem direcionada para a exportação em si. Será possível encontrar locais onde seu produto é bem procurado, com informações como dados estatísticos, entre outros recursos.
  • Consumer Barometer, outra ferramenta Google que fornece informações sobre toda a jornada de compra do cliente e como ele se comporta do início ao fim do funil de compras, além de outras informações.
  • Redes sociais, além das ferramentas citadas, o uso das redes sociais e do website do seu negócio, aliado a essas e outras ferramentas, poderá ser um grande veículo de captação de clientes no exterior.

Caso queira criar uma estratégia digital para a sua empresas, entre em contato com nosso parceiro PMakers, uma agência de marketing digital com expertise internacional.

Associações de exportadores do seu setor

As associações setoriais acumulam grande conhecimento e experiência dos seus associados nas vendas para o exterior.

Desta forma, para as empresas iniciantes, é uma boa oportunidade de se associar e buscar atalhos de como e para quem exportar dentro das associações setoriais que cobram os seus produtos.

A Apex tem programas setoriais de incentivo à exportação, desenvolvidos junto com as associações. Você pode conferir se o seu produto já está inserido nestes programas na página da Apex.

Por fim, a Apex  em parceria com a CECIEx, tem o projeto Brazilian Suppliers que proporciona para as empresas acesso às empresas comerciais exportadoras e trading companies especializadas e como experiência na exportação do produto que você comercializa.

Plataformas de negócios

Assim como as ferramentas digitais são possibilidades de busca de clientes no exterior, algumas plataformas de negócios de Comércio Exterior, que estão sendo muito buscadas por empresários e empreendedores, podem te auxiliar nesse processo.

Como exemplo podemos citar a ConnectAmericas, que atua como facilitadora de crescimento do seu negócio para os países da América Latina. Você pode buscar outras alternativas de plataformas na página Jornada do Exportador da Plataforma de Financiamentos para Comércio Exterior da Ocean360.

Programas do governo

O governo brasileiro proporciona diversos programas de apoio para as micro, pequenas e médias empresas que queiram buscar clientes no exterior e aprimorar suas estratégias de marketing internacional.

A Apex tem o programa de capacitação das empresas chamado PEIEX que vai capacitar o empresário e seus funcionários nas diversas áreas de conhecimento do comércio exterior, como legislações envolvidas, certificados e habilitações necessárias, aspectos tributários, logística, entre os demais pontos relevantes para obter uma exportação de sucesso.

O Sebrae também pode apoiar as empresas, através do portal Sebrae Trade que disponibiliza trilhas e conhecimento para a expansão da sua empresa para o exterior.

O Banco do Brasil através do seu programa de incentivo à exportação Proex e seus escritórios especializados em comércio exterior, também leva conhecimento e apoio às empresas para a exportação.

O Brasil se destaca nesta área de apoio às empresas para internacionalização dos seus negócios, e portanto os empresários e empreendedores devem ficar atentos a todas as possibilidades que podem ser utilizadas para apoiar sua estratégia de expansão com marketing internacional.Se você quiser saber mais informações sobre as possibilidades de internacionalização do seu negócio e sobre a busca de clientes no exterior, fale com um dos nossos consultores e inicie sua jornada de exportação do seu negócio!

Tags: marketingmarketing intenarnacional
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Fabio Accunzo

Fabio Accunzo atua há 25 anos nas áreas de tecnologia e no mercado financeiro. Mentor e investidor-anjo de algumas startups, atualmente é sócio fundador da Ocean360.

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