O Google Web Stories é a bola da vez quando falamos de SEO e máquina de geração de tráfego orgânico.
Vez ou outra um formato toma a dianteira e se destaca muito acima dos demais. O Stories é um caso assim.
Já não sabemos exatamente a sua origem. Há quem defenda que o seu precursor foi o Snapchat, outros diriam que o Snapchat copiou de outros apps sociais menores. O que ninguém discute é que o Instagram acabou por popularizá-lo de forma massiva.
Algumas pessoas assumem que já não costumam mais consumir o conteúdo do Feed, priorizando o Stories. E isso tem o seu fundo de verdade, pois o próprio Facebook já assumiu isso publicamente.
O movimento do Google é claro e óbvio: trazer para a web algo que funciona no ambiente social.
Será que isso funcionará na prática?
Há vantagens em utilizar esse formato?
Devo usá-lo na minha estratégia de marketing internacional?
Tem aqueles que dizem já terem dobrado seu tráfego orgânico. Será mesmo?
Isso e outras coisas que vamos ver juntos neste artigo. Bora lá?
Índice
O que é o Google Web Stories?
O Google Web Stories é um novo formato do Google que, como já falamos, é muito similar ao já conhecido Stories do Instagram, do Snapchat e etc.
Seu comportamento e a característica de voltar e avançar, bem como o aspecto são, de fato, bem similares ao Stories atual.
Mas aqui já temos um pulo do gato: o Web Stories é WEB (dããh, já está no nome).
Sim, eu sei, mas pode passar despercebido essa informação tão importante.
É web, mas e daí?
Ser web muda bastante o jogo. Já explico!
Pense comigo: por melhor que o seu Storie do Instagram seja, ele só atingirá quem está dentro do Instagram, concorda? Por melhor que ele seja, o algoritmo do Facebook é que definirá o quanto ele será distribuído.
Aí que temos a primeira vantagem: Web Stories é uma página web indexável.
Isso significa dizer que ela indexará (ser encontrada, em termos simples) por qualquer pessoa na web (no mundo).
E além de ser indexada pelo próprio Google (óbvio), ela pode ser indexada por qualquer outro indexador no mundo (Bing, Yahoo, etc).
Isso possibilita que você tenha um alcance realmente incrível e extensivo. Muito mais abrangente que o Stories do Instagram, por exemplo.
Mas tudo são flores? Devo começar a fazer hoje mesmo?
Não necessariamente. E aqui vem alguns pontos de atenção:
- ∙ Ter um site/blog ativo e com alguma autoridade
- ∙ Já ter pelo menos uns 200 backlinks
Quando digo “alguma autoridade”, me refiro ao Domain Authority, que é um número de 0 a 100 que mostra o quanto de autoridade o seu site/blog tem. Você pode usar o backlink checker do Ahref para ver a autoridade e também o seu número de backlinks (como falei acima).
Então, infelizmente, esse formato bem promissor tende a não performar muito bem para site/blogs iniciantes. Ei, mas não é regra, ok?
Analise bem, pois talvez valha a pena sim começar e colher o resultado ao aumentar seu DA e backlinks.
E se você já está bem acima desses pontos, eu diria para começar o quanto antes.
O que esperar desse novo formato?
Quando falamos de formatos de mídia, tudo é possível.
Alguns parceiros bem próximos têm visto o seu tráfego orgânico dobrar. Em alguns casos, até triplicar.
Isso pensando apenas no nível Brasil, mas olhando para países como Estados Unidos, onde esse formato já está mais maduro, diria que vale sim a pena atacar forte se a concorrência não for tão grande.
Uma coisa que você precisa analisar (penso Brasil ou Estados Unidos) é buscar sempre por oportunidades de indexação.
Faça constantemente essas perguntas:
- ∙ Como está minha estrutura de SEO hoje?
- ∙ Tenho autoridade compatível aos concorrentes?
- ∙ Tem algum nicho ou termo de pesquisa com menor concorrência?
Esses são pontos que te ajudarão a pensar se esse formato faz sentido pra você e também se você está estruturalmente preparado para colher o melhor dele.
O que você achou dessa nova ferramenta do Google?
Que tal começar a preparar as suas estratégias para aproveitar mais essa forma de divulgar sua marca?
Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar maneiras criativas de propagar a sua marca, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que são especializados nesse novo formato.