Dólar(PTAX)
Venda5,6390
Compra5,6384
Euro(PTAX)
Venda6,3619
Compra6,3607
Iene
Venda0,0392
Compra0,0392
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
sexta-feira, maio 23, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

Rafael Cifu by Rafael Cifu
julho 27, 2021
in Marketing Internacional
0
Google Web Stories

Nova ferramenta da Google para stories, semelhante às usadas em outras redes sociais. Saiba como usá-la no marketing.

0
SHARES
47
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

O Google Web Stories é a bola da vez quando falamos de SEO e máquina de geração de tráfego orgânico. 

Vez ou outra um formato toma a dianteira e se destaca muito acima dos demais. O Stories é um caso assim.

Já não sabemos exatamente a sua origem. Há quem defenda que o seu precursor foi o Snapchat, outros diriam que o Snapchat copiou de outros apps sociais menores. O que ninguém discute é que o Instagram acabou por popularizá-lo de forma massiva.

Algumas pessoas assumem que já não costumam mais consumir o conteúdo do Feed, priorizando o Stories. E isso tem o seu fundo de verdade, pois o próprio Facebook já assumiu isso publicamente.

O movimento do Google é claro e óbvio: trazer para a web algo que funciona no ambiente social.

Será que isso funcionará na prática?

Há vantagens em utilizar esse formato?

Devo usá-lo na minha estratégia de marketing internacional?

Tem aqueles que dizem já terem dobrado seu tráfego orgânico. Será mesmo?

Isso e outras coisas que vamos ver juntos neste artigo. Bora lá?

Índice

  • O que é o Google Web Stories?
  • É web, mas e daí?
  • Mas tudo são flores? Devo começar a fazer hoje mesmo?
  • O que esperar desse novo formato?

O que é o Google Web Stories?

O Google Web Stories é um novo formato do Google que, como já falamos, é muito similar ao já conhecido Stories do Instagram, do Snapchat e etc. 

Seu comportamento e a característica de voltar e avançar, bem como o aspecto são, de fato, bem similares ao Stories atual. 

Mas aqui já temos um pulo do gato: o Web Stories é WEB (dããh, já está no nome).

Sim, eu sei, mas pode passar despercebido essa informação tão importante.

É web, mas e daí?

Ser web muda bastante o jogo. Já explico!

Pense comigo: por melhor que o seu Storie do Instagram seja, ele só atingirá quem está dentro do Instagram, concorda? Por melhor que ele seja, o algoritmo do Facebook é que definirá o quanto ele será distribuído. 

Aí que temos a primeira vantagem: Web Stories é uma página web indexável. 

Isso significa dizer que ela indexará (ser encontrada, em termos simples) por qualquer pessoa na web (no mundo). 

E além de ser indexada pelo próprio Google (óbvio), ela pode ser indexada por qualquer outro indexador no mundo (Bing, Yahoo, etc).

Isso possibilita que você tenha um alcance realmente incrível e extensivo. Muito mais abrangente que o Stories do Instagram, por exemplo.

Mas tudo são flores? Devo começar a fazer hoje mesmo?

Não necessariamente. E aqui vem alguns pontos de atenção:

  • ∙ Ter um site/blog ativo e com alguma autoridade
  • ∙ Já ter pelo menos uns 200 backlinks

Quando digo “alguma autoridade”, me refiro ao Domain Authority, que é um número de 0 a 100 que mostra o quanto de autoridade o seu site/blog tem. Você pode usar o backlink checker do Ahref para ver a autoridade e também o seu número de backlinks (como falei acima).

Então, infelizmente, esse formato bem promissor tende a não performar muito bem para site/blogs iniciantes. Ei, mas não é regra, ok? 

Analise bem, pois talvez valha a pena sim começar e colher o resultado ao aumentar seu DA e backlinks.

E se você já está bem acima desses pontos, eu diria para começar o quanto antes.

O que esperar desse novo formato?

Quando falamos de formatos de mídia, tudo é possível.

Alguns parceiros bem próximos têm visto o seu tráfego orgânico dobrar. Em alguns casos, até triplicar. 

Isso pensando apenas no nível Brasil, mas olhando para países como Estados Unidos, onde esse formato já está mais maduro, diria que vale sim a pena atacar forte se a concorrência não for tão grande.

Uma coisa que você precisa analisar (penso Brasil ou Estados Unidos) é buscar sempre por oportunidades de indexação.

Faça constantemente essas perguntas:

  • ∙ Como está minha estrutura de SEO hoje?
  • ∙ Tenho autoridade compatível aos concorrentes?
  • ∙ Tem algum nicho ou termo de pesquisa com menor concorrência?

Esses são pontos que te ajudarão a pensar se esse formato faz sentido pra você e também se você está estruturalmente preparado para colher o melhor dele.

O que você achou dessa nova ferramenta do Google?

Que tal começar a preparar as suas estratégias para aproveitar mais essa forma de divulgar sua marca? 

Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar maneiras criativas de propagar a sua marca, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos! 

Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que são especializados nesse novo formato.

Tags: GoogleGoogle Web Storiesmarketingmarketing internacionalStories
Previous Post

Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente

Next Post

O Green Swan e o Papel em Branco na Estratégia ESG

Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente
Marketing Internacional

Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente

by Rafael Cifu
julho 12, 2021
Next Post
O Green Swan e o Papel em Branco na Estratégia ESG

O Green Swan e o Papel em Branco na Estratégia ESG

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Finimp_linha de crédito ao importador

O que é o Finimp

junho 17, 2021
Sustentabilidade e economia verde

Economia Verde: A nova fronteira da sustentabilidade ESG

junho 17, 2021
Economia verde e finanças climáticas

A Agenda para Crescimento das Finanças Climáticas

novembro 9, 2021

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?