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Home Marketing Internacional

Marketing Internacional: como posicionar sua marca de forma global

Rafael Cifu by Rafael Cifu
junho 16, 2021
in Marketing Internacional
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Marketing Internacional: como posicionar sua marca de forma global
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Um dos pilares de uma estratégia de marketing internacional de sucesso é sem dúvida o posicionamento de marca, coerente ao cenário global. 

Através da internet, em poucos cliques você consegue acessar mercados antes impensáveis. Mas antes de executar o seu Go To Market, verifique o quão global a sua marca é hoje. Infelizmente, não adiantará ter um produto ou serviço incrível se a sua marca não transparecer um posicionamento global. 

Descubra como criar um posicionamento de marca global e esteja pronto para alçar voos ainda maiores.

O que você vai ler:

Índice

  • O que é Global branding
  • Como definir a estratégia de global branding
  • Encontre parceiros locais

O que é Global branding

marketing internacional global branding

Global branding é a estratégia que possibilitará que a sua marca esteja consoante a diversos países e culturas. 

Essa estratégia é um pilar do marketing internacional, como já vimos anteriormente, se a sua comunicação não está conforme e aderente a cultura target, dificilmente haverá sucesso. 

O processo de branding já é um desafio, mesmo no marketing doméstico. Se você não é tão familiarizado assim com o termo, podemos dizer que branding é o seu cartão de visita, é aquilo que a sua marca fala antes mesmo de falar uma palavra. 

Ao pensar na estratégia de branding, seja ela para o marketing internacional ou doméstico, alguns pontos precisam ser levados em conta:

  • Qual o meu posicionamento?
  • Como os líderes do meu setor se posicionam?
  • Quais elementos estéticos devo utilizar?
  • Qual mensagem quero passar?

Tenha em mente algo muito importante: se você não se posicionar e não ser capaz de transparecer os seus valores (qualidade, ética, responsabilidade ESG, seriedade, requisitos técnicos), o seu cliente não irá simplesmente “adivinhar”.

Parece algo incomum, mas acredite, não é. Na maioria dos casos esses valores e pilares de posicionamento de marca estão tão claros para os sócios que eles “esquecem” de acoplar no branding. 

Dito isto, agora que você já entendeu o básico, vamos adentrar um pouco mais no fator “global” e entender as suas nuances e desafios. Também vamos entender como essa mudança vai trazer mais resultado e efetividade na sua operação de marketing internacional.

Como definir a estratégia de global branding

marketing internacional global branding

O primeiro passo para definir a sua estratégia de global branding é pelo planejamento global de marca. 

O planejamento global de marca é a metodologia que irá fazer o mapeamento de todos as formas de atuação, países e culturas de atuação. Além disso, é através dele que obtemos o diagnóstico de se a marca já está pronta em consonância com essas culturas ou se haverá necessidade de ajustes.

Tenha em mente que o planejamento global de marca é prioritariamente macro. É a criação de um posicionamento capaz de atuar globalmente e que seja maleável o suficiente para flexibilizar em culturas específicas. 

Um exemplo clássico é a Coca-Cola. Claramente, é possível perceber o posicionamento global, aderente a maioria das culturas, porém, em alguns países até o sabor sofre alterações e adequações.

Aqui no comércio exterior podemos ter a mesma abordagem. Quais são as macro qualificações que vamos aderir ao nosso posicionamento? Onde está o nosso core? 

Se pensarmos no fornecimento de insumo industrial, um posicionamento óbvio está ligado a qualidade, durabilidade, etc. Seja qual for o país no target da operação, esses macro posicionamentos precisam ser claros e facilmente percebidos. Mas ajustes podem ser necessários, por exemplo: 

Na cultura do país X, a qualidade é percebida através de tais tipos de palavras e exemplos. Logo, no processo de planejamento precisamos ter essa profundidade de pesquisa para sermos capazes de mostrar na língua e cultura específica, o que queremos transparecer.

Encontre parceiros locais

marketing internacional global branding

Uma dica de ouro é buscar parceiros locais e aprofundar o máximo possível na cultura através de entrevistas e imersões. 

Como já falado, o seu processo de branding global deve sempre partir do macro para o micro. Ou seja, é necessário que você já tenha definido o seu posicionamento de marca e que ele seja internacionalizável. 

Após essa construção macro, ao definir os países target, comece o processo de adequar o seu posicionamento e mensagem para o país específico.

A melhor forma de fazer isso é através de um parceiro local. É esse parceiro que poderá te passar o mapa do tesouro. 

  • Quais as características desse país?
  • Como são as negociações?
  • Quais as percepções de qualidade? 
  • Quem são os líderes do segmento? Como se posicionam?

Munido destas informações você será capaz de adequar o seu posicionamento de branding e marketing internacional da forma mais assertiva possível.

Marketing internacional e global branding sempre serão sobre pessoas. É comum criarmos um distanciamento entre “a marca” e a relação entre pessoas. Mas no final do dia, são pessoas que compram de pessoas. 

Então, tenha sempre em mente que a sua marca precisa dialogar e gerar conexão com pessoas. Ao pensar de forma global, precisa entrar na equação essas variáveis e nuances que cada cultura têm. 


Nós do Portal do Comércio Exterior queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos! 

Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão auxiliá-los nessa trajetória. 

Tags: marketingmarketing intenarnacional
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Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

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