Um dos pilares de uma estratégia de marketing internacional de sucesso é sem dúvida o posicionamento de marca, coerente ao cenário global.
Através da internet, em poucos cliques você consegue acessar mercados antes impensáveis. Mas antes de executar o seu Go To Market, verifique o quão global a sua marca é hoje. Infelizmente, não adiantará ter um produto ou serviço incrível se a sua marca não transparecer um posicionamento global.
Descubra como criar um posicionamento de marca global e esteja pronto para alçar voos ainda maiores.
O que você vai ler:
Índice
O que é Global branding
Global branding é a estratégia que possibilitará que a sua marca esteja consoante a diversos países e culturas.
Essa estratégia é um pilar do marketing internacional, como já vimos anteriormente, se a sua comunicação não está conforme e aderente a cultura target, dificilmente haverá sucesso.
O processo de branding já é um desafio, mesmo no marketing doméstico. Se você não é tão familiarizado assim com o termo, podemos dizer que branding é o seu cartão de visita, é aquilo que a sua marca fala antes mesmo de falar uma palavra.
Ao pensar na estratégia de branding, seja ela para o marketing internacional ou doméstico, alguns pontos precisam ser levados em conta:
- Qual o meu posicionamento?
- Como os líderes do meu setor se posicionam?
- Quais elementos estéticos devo utilizar?
- Qual mensagem quero passar?
Tenha em mente algo muito importante: se você não se posicionar e não ser capaz de transparecer os seus valores (qualidade, ética, responsabilidade ESG, seriedade, requisitos técnicos), o seu cliente não irá simplesmente “adivinhar”.
Parece algo incomum, mas acredite, não é. Na maioria dos casos esses valores e pilares de posicionamento de marca estão tão claros para os sócios que eles “esquecem” de acoplar no branding.
Dito isto, agora que você já entendeu o básico, vamos adentrar um pouco mais no fator “global” e entender as suas nuances e desafios. Também vamos entender como essa mudança vai trazer mais resultado e efetividade na sua operação de marketing internacional.
Como definir a estratégia de global branding
O primeiro passo para definir a sua estratégia de global branding é pelo planejamento global de marca.
O planejamento global de marca é a metodologia que irá fazer o mapeamento de todos as formas de atuação, países e culturas de atuação. Além disso, é através dele que obtemos o diagnóstico de se a marca já está pronta em consonância com essas culturas ou se haverá necessidade de ajustes.
Tenha em mente que o planejamento global de marca é prioritariamente macro. É a criação de um posicionamento capaz de atuar globalmente e que seja maleável o suficiente para flexibilizar em culturas específicas.
Um exemplo clássico é a Coca-Cola. Claramente, é possível perceber o posicionamento global, aderente a maioria das culturas, porém, em alguns países até o sabor sofre alterações e adequações.
Aqui no comércio exterior podemos ter a mesma abordagem. Quais são as macro qualificações que vamos aderir ao nosso posicionamento? Onde está o nosso core?
Se pensarmos no fornecimento de insumo industrial, um posicionamento óbvio está ligado a qualidade, durabilidade, etc. Seja qual for o país no target da operação, esses macro posicionamentos precisam ser claros e facilmente percebidos. Mas ajustes podem ser necessários, por exemplo:
Na cultura do país X, a qualidade é percebida através de tais tipos de palavras e exemplos. Logo, no processo de planejamento precisamos ter essa profundidade de pesquisa para sermos capazes de mostrar na língua e cultura específica, o que queremos transparecer.
Encontre parceiros locais
Uma dica de ouro é buscar parceiros locais e aprofundar o máximo possível na cultura através de entrevistas e imersões.
Como já falado, o seu processo de branding global deve sempre partir do macro para o micro. Ou seja, é necessário que você já tenha definido o seu posicionamento de marca e que ele seja internacionalizável.
Após essa construção macro, ao definir os países target, comece o processo de adequar o seu posicionamento e mensagem para o país específico.
A melhor forma de fazer isso é através de um parceiro local. É esse parceiro que poderá te passar o mapa do tesouro.
- Quais as características desse país?
- Como são as negociações?
- Quais as percepções de qualidade?
- Quem são os líderes do segmento? Como se posicionam?
Munido destas informações você será capaz de adequar o seu posicionamento de branding e marketing internacional da forma mais assertiva possível.
Marketing internacional e global branding sempre serão sobre pessoas. É comum criarmos um distanciamento entre “a marca” e a relação entre pessoas. Mas no final do dia, são pessoas que compram de pessoas.
Então, tenha sempre em mente que a sua marca precisa dialogar e gerar conexão com pessoas. Ao pensar de forma global, precisa entrar na equação essas variáveis e nuances que cada cultura têm.
Nós do Portal do Comércio Exterior queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão auxiliá-los nessa trajetória.