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Home Marketing Internacional

iOS 14 e Facebook Ads: tudo o que você precisa saber

Rafael Cifu by Rafael Cifu
junho 21, 2021
in Marketing Internacional
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iOS 14 e Facebook Ads: tudo o que você precisa saber
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Prepare-se para as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads com um guia prático.

Se você usa o Facebook Ads na sua estratégia de marketing internacional, com certeza deve ter se deparado com essa mensagem a respeito do iOS 14:

Mensagem da Apple sobre alterações no iOS 14
Tela de mensagem da Apple referente ao anúncio de alterações no iOS 14 para recebimento e processamento de ferramentas como SDK e Facebook.

Essa relação não tão amigável assim entre o Facebook Ads e Apple tem dado o que falar, e não é de hoje. 

Dessa vez, o impacto é exatamente ligado a forma que os anúncios chegarão aos usuários do iOS 14, não apenas no Brasil, mas no mundo. 

Neste artigo entenda quais mudanças são essas, os impactos esperados e o que isso mudará na nossa forma de anunciar com o Facebook Ads.

Índice

  • O que é o pixel do Facebook?
  • Quais impactos o iOS 14 causará?
    • Verificação de domínio
    • Diminuição dos eventos de conversão
    • Públicos personalizados
  • Como se preparar diante do cenário internacional?

O que é o pixel do Facebook?

Se você ainda não está tão familiarizado com o Facebook Ads, quero te apresentar um “querido amigo”, o famoso pixel (se você já está por dentro, pode pular para o passo 02).

Facebook Pixel icon
Facebook pixel

O pixel do facebook é um script que, quando colocado em um site, possibilita o mapeamento de diversas informações e eventos. 

Dentre os eventos mais comuns temos:

  • Visita a uma página específica 
  • Cadastro
  • Visualização de produtos
  • Compra (checkout)

É através dele que você consegue criar estratégias de anúncios de forma efetiva e assertiva. 

É também com o pixel que conseguimos criar públicos personalizados. 

Com alguns cliques você consegue criar, por exemplo, um público de pessoas que visitaram algumas páginas e fizeram uma compra. 

Acontece que essas informações e eventos muitas vezes chegam próximos a barreiras de LGPD aqui no Brasil e GDPR na União Europeia. 

Por conta disso, o iOS 14 chegou colocando restrições e mudanças importantes em relação aos anúncios no Facebook Ads.

São essas mudanças e impactos que vamos ver no próximo ponto.

Quais impactos o iOS 14 causará?

Muito tem se falado sobre impactos previstos com essa atualização, mas não há motivos para preocupações. Mesmo sendo importantes esses impactos e mudanças, todas elas são factíveis, a grande maioria sem necessidade de conhecimento técnico.

Verificação de domínio

A primeira delas, e com interdependência para as demais, é a verificação de domínio.

De forma simples, com essa mudança do iOS 14 é necessário que você comprove que é realmente “dono” do seu site/domínio que está sendo usado nos anúncios.

Esse processo é bem tranquilo e você pode fazê-lo dentro do Business Manager do Facebook Ads.
Acesse Configurações de negócio > Domínio > Adicionar domínio.

Tela de verificação de DNS
Acesse Configurações de negócio > Domínio > Adicionar domínio

Você pode escolher alguma dentre as 3 possibilidades e pronto. 

Na própria Central de Ajuda do Facebook você consegue ver o passo a passo.

Uma vez verificado, você já pode ir para o próximo passo, que é a escolha dos eventos de conversão.

Diminuição dos eventos de conversão

Os eventos de conversão sempre foram praticamente ilimitados, ou seja, era possível ter quantos quiséssemos por pixel.

Uma diferença que o iOS 14 trouxe foi a limitação de até 8 eventos por pixel/domínio.

Então o que fazer? 


Calma! Não é o fim do mundo. 

Analise bastante. É bem provável que você, operando um negócio médio ou grande, não precise de tantos eventos assim. Em um negócio pequeno, mais provável ainda. 

De qualquer forma, é importante que você possa definir bem esses 8 eventos para que a sua estratégia não seja comprometida. 

Na grande maioria dos casos, esses 8 eventos são mais que suficientes. 
Se você tem uma operação muito grande e operando em diversos países, por exemplo, você precisará de um modelo de atribuição mais robusto. Para isso, indicamos a nossa agência de marketing internacional parceira PMakers.

Públicos personalizados

Esse ponto merece muito a sua atenção e cuidado. 

É muito comum utilizarmos o pixel para criar diversos tipos de públicos, sejam eles personalizados ou semelhantes (os semelhantes, também chamados de Lookalike são públicos que o próprio Facebook cria utilizando um público real como base).

Pense comigo por um instante: se algumas restrições foram aplicadas nos usuários de iOS 14 e esses fazem parte do seu público, é provável que você precise refazer alguns públicos, pois eles podem estar com algumas peças faltando. 

Por exemplo, digamos que você tem um público que exclui o evento “Comprou” para não re-impactar quem já fez a primeira compra ou cadastro. Se esse evento for substituído por um novo em conformidade ao iOS 14, é necessário que você faça essa alteração manualmente.

Como se preparar diante do cenário internacional?

Além de se adequar tecnicamente às exigências como falamos aqui, é importante que você invista tempo analisando o cenário jurídico de cada país e/ou região a ser operada. 

Esse aprofundamento é essencial, tanto no sentido de ter uma operação de anúncios 100% alinhada, como também antever mudanças importantes.

Muitos profissionais se anteciparam a essa mudança do Facebook Ads por verem acontecendo em outros países e, por isso, ficaram um passo à frente dos demais usuários do Facebook Ads.

Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos! 

Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise nessa trajetória.

Tags: facebook adsmarketing internacional
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Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

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