Prepare-se para as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads com um guia prático.
Se você usa o Facebook Ads na sua estratégia de marketing internacional, com certeza deve ter se deparado com essa mensagem a respeito do iOS 14:

Essa relação não tão amigável assim entre o Facebook Ads e Apple tem dado o que falar, e não é de hoje.
Dessa vez, o impacto é exatamente ligado a forma que os anúncios chegarão aos usuários do iOS 14, não apenas no Brasil, mas no mundo.
Neste artigo entenda quais mudanças são essas, os impactos esperados e o que isso mudará na nossa forma de anunciar com o Facebook Ads.
Índice
O que é o pixel do Facebook?
Se você ainda não está tão familiarizado com o Facebook Ads, quero te apresentar um “querido amigo”, o famoso pixel (se você já está por dentro, pode pular para o passo 02).

O pixel do facebook é um script que, quando colocado em um site, possibilita o mapeamento de diversas informações e eventos.
Dentre os eventos mais comuns temos:
- Visita a uma página específica
- Cadastro
- Visualização de produtos
- Compra (checkout)
É através dele que você consegue criar estratégias de anúncios de forma efetiva e assertiva.
É também com o pixel que conseguimos criar públicos personalizados.
Com alguns cliques você consegue criar, por exemplo, um público de pessoas que visitaram algumas páginas e fizeram uma compra.
Acontece que essas informações e eventos muitas vezes chegam próximos a barreiras de LGPD aqui no Brasil e GDPR na União Europeia.
Por conta disso, o iOS 14 chegou colocando restrições e mudanças importantes em relação aos anúncios no Facebook Ads.
São essas mudanças e impactos que vamos ver no próximo ponto.
Quais impactos o iOS 14 causará?
Muito tem se falado sobre impactos previstos com essa atualização, mas não há motivos para preocupações. Mesmo sendo importantes esses impactos e mudanças, todas elas são factíveis, a grande maioria sem necessidade de conhecimento técnico.
Verificação de domínio
A primeira delas, e com interdependência para as demais, é a verificação de domínio.
De forma simples, com essa mudança do iOS 14 é necessário que você comprove que é realmente “dono” do seu site/domínio que está sendo usado nos anúncios.
Esse processo é bem tranquilo e você pode fazê-lo dentro do Business Manager do Facebook Ads.
Acesse Configurações de negócio > Domínio > Adicionar domínio.

Você pode escolher alguma dentre as 3 possibilidades e pronto.
Na própria Central de Ajuda do Facebook você consegue ver o passo a passo.
Uma vez verificado, você já pode ir para o próximo passo, que é a escolha dos eventos de conversão.
Diminuição dos eventos de conversão
Os eventos de conversão sempre foram praticamente ilimitados, ou seja, era possível ter quantos quiséssemos por pixel.
Uma diferença que o iOS 14 trouxe foi a limitação de até 8 eventos por pixel/domínio.
Então o que fazer?
Calma! Não é o fim do mundo.
Analise bastante. É bem provável que você, operando um negócio médio ou grande, não precise de tantos eventos assim. Em um negócio pequeno, mais provável ainda.
De qualquer forma, é importante que você possa definir bem esses 8 eventos para que a sua estratégia não seja comprometida.
Na grande maioria dos casos, esses 8 eventos são mais que suficientes.
Se você tem uma operação muito grande e operando em diversos países, por exemplo, você precisará de um modelo de atribuição mais robusto. Para isso, indicamos a nossa agência de marketing internacional parceira PMakers.
Públicos personalizados
Esse ponto merece muito a sua atenção e cuidado.
É muito comum utilizarmos o pixel para criar diversos tipos de públicos, sejam eles personalizados ou semelhantes (os semelhantes, também chamados de Lookalike são públicos que o próprio Facebook cria utilizando um público real como base).
Pense comigo por um instante: se algumas restrições foram aplicadas nos usuários de iOS 14 e esses fazem parte do seu público, é provável que você precise refazer alguns públicos, pois eles podem estar com algumas peças faltando.
Por exemplo, digamos que você tem um público que exclui o evento “Comprou” para não re-impactar quem já fez a primeira compra ou cadastro. Se esse evento for substituído por um novo em conformidade ao iOS 14, é necessário que você faça essa alteração manualmente.
Como se preparar diante do cenário internacional?
Além de se adequar tecnicamente às exigências como falamos aqui, é importante que você invista tempo analisando o cenário jurídico de cada país e/ou região a ser operada.
Esse aprofundamento é essencial, tanto no sentido de ter uma operação de anúncios 100% alinhada, como também antever mudanças importantes.
Muitos profissionais se anteciparam a essa mudança do Facebook Ads por verem acontecendo em outros países e, por isso, ficaram um passo à frente dos demais usuários do Facebook Ads.
Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise nessa trajetória.