A sociedade, as empresas e os indivíduos têm cada vez mais aprofundado as discussões sobre as questões socioambientais e o impacto da sustentabilidade ESG nas cadeias produtivas, no comércio exterior e no consumo consciente.
A evolução acelerada das novas regras, a ampla conscientização de todos os atores e a disseminação destes conceitos afetam diretamente o comportamento e padrão socioambiental de forma coletiva. Na perspectiva corporativa, não basta apenas divulgar determinadas ações que foram implementadas ou adequadas. Precisa-se de fato enraizar os atos sustentáveis nas práticas cotidianas.
Um sênior management, por exemplo, precisa praticar ações e incentivar que todos os setores que também as façam e atuem proativamente nas questões, incentivando e prevendo efetivação das boas práticas.
Para abordar de forma objetiva este assunto, destacamos os principais aspectos a seguir:
Índice
Importância das boas práticas de sustentabilidade ESG
Quando uma empresa pratica os princípios de sustentabilidade, acontece um impacto direto na imagem da companhia, no apetite dos investidores, nas melhores taxas dos agentes financeiros e na percepção da sociedade.
Além disso, gera efeito no clima e na perenidade das operações, ou seja, cria resultados bastante positivos para quem adota as boas práticas e opera da forma correta em todas as operações da empresa.
Lembrando que os mercados europeu e norte americano têm sido cada vez mais rigorosos no controle do processo produtivo e nas trocas comerciais entre as nações. A agenda da sustentabilidade ganhou importante reforço com o governo Biden nos EUA e a iniciativa de redução de emissões de resíduos poluentes.
Necessidade de comprovação e acompanhamento
Com o alcance da tecnologia e formas disruptivas de produção, novas soluções estão sendo implementadas diariamente, incluindo as certificações ambientais e utilização de blockchain no controle da cadeia produtiva, garantindo a origem das mercadorias.
O produto final é identificado, mantendo aderência as normas socioambientais, comprovando que não houve produção em regiões protegidas ou utilização de mão de obra de forma irregular.
Impacto no comércio exterior
A adoção de regras transparentes visando o objetivo comum de atender as demandas de diferentes participantes do ciclo produtivo afeta diretamente as trocas comerciais e o comportamento dos agentes financiadores. Podemos mencionar algumas iniciativas relevantes tais como:
FairTrade: muda a forma de comércio e trabalho através de preços melhores, condições de trabalho decentes para os produtores e trabalhadores rurais de países em desenvolvimento. Boas práticas implementadas, além de recursos para investimento, alcançando um universo de 1.7 milhões de pessoas neste ambiente produtivo. Atua de forma responsável no manejo de recursos naturais e nas trocas comerciais.
Poseidon Principles: avaliam e divulgam métricas relativas ao alinhamento climático das carteiras de financiamento de navios mercantes. Eles estabelecem parâmetros para ser um banco responsável no setor marítimo e fornecer orientações sobre como se atingir estes objetivos.
São consistentes com as políticas e ambições da Organização Marítima Internacional, incluindo sua ambição reduzir as emissões anuais de GEE / gás carbono totais do transporte em pelo menos 50% até 2050. Grandes bancos e agências de crédito a exportação estão entre os signatários.
Green Trade Finance: representa qualquer atividade financeira estruturada e criada para garantir um melhor resultado ambiental.
Inclui uma série de empréstimos, mecanismos de dívida e investimentos que são usados para incentivar o desenvolvimento de projetos verdes ou minimizar o impacto no clima de projetos mais regulares. Ou uma combinação de ambos.
Para as Nações Unidas, o financiamento verde desempenha um papel importante na entrega de vários de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sua equipe de Meio Ambiente já está trabalhando com organizações do setor público e privado na tentativa de alinhar os sistemas financeiros internacionais à agenda de desenvolvimento sustentável.
Sua empresa está preparada?
Como abordamos acima, pode-se verificar que a sustentabilidade e relações comerciais produtivas é uma questão atual e está sendo tratada de forma séria pelos principais participantes do sistema produtivo. Deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.
Daí a pergunta: sua empresa está preparada para operar neste cenário?
O dia a dia das operações já consome bastante tempo e energia de todos, mas é fundamental estar ciente deste processo e buscar soluções para se adaptar rapidamente às demandas do mercado.
Não basta apenas produzir ou vender o que o consumidor quer comprar, precisa-se também incorporar no cerne empresarial as boas práticas, e ser capaz de comprovar que as regras estão sendo adotadas corretamente.
Para informações adicionais sobre alternativas de financiamento ao comércio exterior, consulte www.ocean360.com.br