Dropshipping é uma modalidade que permite iniciar uma operação de e-commerce e/ou importação de forma muito flexível, muitas vezes até com nenhum investimento inicial.
Mas como isso é possível? Qual a pegadinha? Como é possível começar sem investimento inicial?
Bom, essas e outras perguntas é que vamos responder neste artigo, mostrando a você desde o conceito e explicação do modelo de negócios até os primeiros passos para começar a operar.
O que você vai ler:
Índice
O que é Dropshipping
Dropshipping não é um conceito novo, nem tampouco uma nova tendência. Na verdade, mesmo havendo desconhecimento de uma grande parcela das pessoas, esse modelo de negócio já está entre nós há pelo menos 10 anos.
De forma simples, é um modelo de negócio de intermediação de vendas, onde o chamado “dropshipper” vende, na maioria dos casos via plataforma de e-commerce, um produto para um comprador mesmo sem ter esse produto fisicamente.
Quando a venda acontece, o vendedor faz a compra do fornecedor e este realiza toda a operação de logística e entrega.
O processo de dropshipping é apenas um intermediador então?
Podemos dizer que sim. Porém, não basta apenas intermediar, essa operação depende da capacidade executora das demais operações de loja virtual, com a vantagem de não ter a necessidade de preocupação logística e controle de estoque.
Marketing, atendimento, operar a plataforma de e-commerce, pós venda, relacionamento, etc. Não é tão simples quanto parece. Mas é fato que fazer tudo isso e ainda sim cuidar da gestão do estoque, logística de entrega e etc tem uma complexidade a mais.
Dropshipping é um negócio de importação?
Em partes, sim. Muito comum, também, são as operações que começam como dropshipping internacional (operação onde os fornecedores normalmente estão na China) e evoluem para um business de importação, aproveitando o relacionamento já iniciado com o fornecedor/comprador.
Mas tecnicamente, não é correto dizer que o dropshipping é um negócio de importação, pois não há um processo real de importação. O dropshipping está mais próximo de um business de afiliados do que importação propriamente dita.
Importante dizer que há também modalidades de “dropshipping” nacional, embora não muito comum no Brasil nos dias de hoje (2021).
Como funciona
O conceito do modelo de negócios é simples. O dropshipper atuará como um canal de vendas para o fornecedor, e os ganhos financeiros estão vinculados à margem alocada em cada produto.
Tenha em mente que mesmo sem a necessidade de investimento nenhum em estoque, você provavelmente precisará de investimento de mídia.
Caso você já tenha uma audiência, muitos seguidores e possíveis compradores que acompanham você, nesse caso o investimento será realmente muito baixo ou nenhum.
O modelo dropshipping que funciona é aquele que tem esses 3 pilares bem definidos:
- Nicho de mercado
- Curadoria de produtos
- Incríveis fornecedores
Sem esses 3 pilares, e vamos falar melhor deles no próximo tópico, será muito difícil ter sucesso.
Outro ponto importante para considerar ao iniciar uma operação de dropshipping é o planejamento fiscal.
No Brasil, como já bem sabemos, a burocracia fiscal não ajuda na maioria dos segmentos e no dropshipping infelizmente não é diferente.
Para atuar com dropshipping é necessário formar a empresa como intermediadora de importação. Nesse sentido, uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) possível é a de Comissária de Despachos, de número 5250-8/01.
Mas mesmo assim, o dropshipping não é totalmente bem quisto por alguns órgãos regulatórios. Então, é importante ter a visão de pensar nesse modelo como uma forma flexível de começar, mas provavelmente não é tão viável a longo prazo. A melhor opção é evoluir para importação, de fato.
Como começar
Começar a operar dropshipping não é uma tarefa tão simples assim, é necessário que você domine (ou tenha capital para investir) a utilização de plataforma de e-commerce e ferramentas de marketing digital.
Existem pelo menos 3 plataformas globais muito conhecidas e utilizadas para dropshipping, no mundo. São elas:
Dentre as três plataformas, a mais utilizada no Brasil é o AliExpress, que inclusive tem um Dropshipping Center.
Neste artigo vamos cobrir apenas os primeiros passos para você começar a sua operação de dropshipping, mas em breve vamos lançar um guia completo bem aprofundado.
Dentro do Dropshipping Center você poderá encontrar nichos e produtos que têm aderência com o que você está buscando, e facilmente começar contato com alguns fornecedores.
Lembre-se: escolher um excelente fornecedor é 60% do negócio.
Com o nicho definido, fornecedores e linha de produtos também definidos, o próximo passo agora é escolher uma plataforma de e-commerce já integrada (ou com possibilidade de integração).
Existem diversas opções: Shopify, Woocommerce, Wix, Magento, entre outras.
Plataforma definida, integre os produtos, fornecedores e comece o seu negócio online com pouco ou nenhum investimento inicial.
Boa sorte e sucesso!
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