Exportação é vista como uma forte tendência de diversificação e possibilidade de atingir novos mercado. Mas existem uma série de desafios e complexidades nesse caminho.
O Brasil é um país de dimensões continentais com vantagens competitivas importantes como qualidade do solo, disponibilidade de água, clima ameno e matriz energética diversificada.
Além disto, possui players competitivos globalmente em setores como agroindústria, mineração, proteína animal, sendo um exportador relevante de commodities como minério de ferro, soja e demais grãos, além de carnes.
Mas apresenta suas complexidades internas e desafios para as empresas que buscam acessar mercados no exterior. Fonte de diversificação, atingir novos clientes, aumentar a rentabilidade e penetração em novos mercados são alguns dos motivos que levam as empresas a exportar.
Índice
Principais dificuldades para os exportadores
- Logística de rodovias, portos e aeroportos que apresentam gargalos e necessidade de investimento em expansão para conseguir dar vazão ao trânsito de mercadorias (exemplo do escoamento de safra de produtos agrícolas);
- Modal ainda muito concentrado em rodovias, com algumas exceções ferroviárias para o transporte de grãos;
- Complexidade tributária e volatilidade cambial, que afeta diretamente na precificação e competitividade das empresas;
- Documentação e processo alfandegário, gerando burocracia e atrasos;
- Informação parcial dos mercados que se quer atingir. Muitas vezes as empresas não têm o conhecimento das especificidades de alguns mercados e produtos que são úteis para melhor posicionar os bens e serviços (hábitos de consumo, embalagem, etc).
Resultado da balança comercial
A Balança comercial brasileira fechou em 2020 com um resultado positivo de USD 50,9 bilhões, sendo que o volume de exportação alcançou USD 210 bilhões e importação de USD 159 bilhões.
Segundo dados do governo brasileiro este resultado foi fortemente influenciado pela demanda de países asiáticos, notadamente da China, que é nosso maior parceiro comercial, a frente dos EUA. Como parte deste resultado, podemos mencionar a importante contribuição do agronegócio, que exportou cerca de USD 87 bilhões bem como a depreciação cambial que tornou os produtos mais atrativos ao mercado externo.
Documentos básicos para exportação
Regra geral os seguintes documentos são necessários:
- Fatura, conhecimento de embarque (bill of lading ou B/L)
- Documentos específicos conforme país de destino ou mercadoria transacionada, como certificado fitossanitário
- Radar e registro Siscomex
- Contrato de câmbio
- Ordem de compra do importador
Terminologia básica – Incoterms (International Camber of Commerce – ICC)
São siglas e regras básicas do comércio internacional que definem as modalidades principais de negociação internacional tais como (referência: Resolução 16 de março)
- EXW – Ex Works – Na origem (local de entrega nomeado);
- FCA – Free Carrier – Livre no Transportador (local de entrega nomeado);
- FAS – Free Alongside Ship – (Porto de embarque nomeado);
- FOB – Free on board – (porto de embarque nomeado);
- CPT – Carriage Paid To – transporte pago até (local de destino nomeado) ;
- CIP – Carriage and Ensurance Paid to – transporte e eguro pagos até (local destino nomeado);
- CFR – Cost and Freight – Custo e frete (porto destino nomeado);
- CIF – Cost Insurance and Freight – Custo, seguro e frete Porto destino nomeado);
- DAP – Delivered at place – entrega no local (local destino nomeado);
- DPU- Delivered at place unloaded – entregue no local desembarcado – Local destino nomeado);
- DDP – Delivered duty paid – entregue com direitos pagos (local destino nomeado);
Planejamento de Exportação
Para conseguir acessar mercado externo, é necessário que as empresas façam um planejamento prévio detalhado incluindo aspectos relacionados a cultura do país da importação, legislação aduaneira e as características específicas do mercado para posicionamento dos produtos.
Entendendo os custos inerentes a exportação, será capaz de estimar o preço e a margem potencial do seu produto. Nesta etapa é importante a assessoria da uma empresa especializada em logística, que irá orientar os processos de embarque e desembaraço, além de melhor porto de destino considerando a localização do cliente.
Após o embarque da mercadoria, é importante acompanhar o trajeto e se a carga estará liberada conforme o previsto na documentação pertinente e no prazo acordado.
Isto também permite que providências sejam tomadas em caso de imprevisto, contribuindo com a boa ordem e na construção da imagem e reputação junto aos importadores.Para informações adicionais, consulte nosso parceiro Ocean360.