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Home Trade Finance

Exportação: desafios para a jornada do exportador Brasileiro

Rodrigo Campos by Rodrigo Campos
junho 16, 2021
in Trade Finance
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jornada do exportador
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Exportação é vista como uma forte tendência de diversificação e possibilidade de atingir novos mercado. Mas existem uma série de desafios e complexidades nesse caminho.

O Brasil é um país de dimensões continentais com vantagens competitivas importantes como qualidade do solo, disponibilidade de água, clima ameno e matriz energética diversificada.

Além disto, possui players competitivos globalmente em setores como agroindústria, mineração, proteína animal, sendo um exportador relevante de commodities como minério de ferro, soja e demais grãos, além de carnes.

Mas apresenta suas complexidades internas e desafios para as empresas que buscam acessar mercados no exterior. Fonte de diversificação, atingir novos clientes, aumentar a rentabilidade e penetração em novos mercados são alguns dos motivos que levam as empresas a exportar.

Índice

  • Principais dificuldades para os exportadores
    • Resultado da balança comercial
    • Documentos básicos para exportação
    • Terminologia básica – Incoterms (International Camber of Commerce – ICC)
    • Planejamento de Exportação

Principais dificuldades para os exportadores

  • Logística de rodovias, portos e aeroportos que apresentam gargalos e necessidade de investimento em expansão para conseguir dar vazão ao trânsito de mercadorias (exemplo do escoamento de safra de produtos agrícolas);
  • Modal ainda muito concentrado em rodovias, com algumas exceções ferroviárias para o transporte de grãos;
  • Complexidade tributária e volatilidade cambial, que afeta diretamente na precificação e competitividade das empresas;
  • Documentação e processo alfandegário, gerando burocracia e atrasos;
  • Informação parcial dos mercados que se quer atingir. Muitas vezes as empresas não têm o conhecimento das especificidades de alguns mercados e produtos que são úteis para melhor posicionar os bens e serviços (hábitos de consumo, embalagem, etc).

Resultado da balança comercial

A Balança comercial brasileira fechou em 2020 com um resultado positivo de USD 50,9 bilhões, sendo que o volume de exportação alcançou USD 210 bilhões e importação de USD 159 bilhões.

Segundo dados do governo brasileiro este resultado foi fortemente influenciado pela demanda de países asiáticos, notadamente da China, que é nosso maior parceiro comercial, a frente dos EUA. Como parte deste resultado, podemos mencionar a importante contribuição do agronegócio, que exportou cerca de USD 87 bilhões bem como a depreciação cambial que tornou os produtos mais atrativos ao mercado externo.

Documentos básicos para exportação

Regra geral os seguintes documentos são necessários:

  • Fatura, conhecimento de embarque (bill of lading ou B/L)
  • Documentos específicos conforme país de destino ou mercadoria transacionada, como certificado fitossanitário
  • Radar e registro Siscomex
  • Contrato de câmbio
  • Ordem de compra do importador

Terminologia básica – Incoterms (International Camber of Commerce – ICC)

São siglas e regras básicas do comércio internacional que definem as modalidades principais de negociação internacional tais como (referência: Resolução 16 de março)

  • EXW – Ex Works – Na origem (local de entrega nomeado);
  • FCA – Free Carrier – Livre no Transportador (local de entrega nomeado);
  •  FAS – Free Alongside Ship – (Porto de embarque nomeado);
  •  FOB – Free on board – (porto de embarque nomeado);
  •  CPT – Carriage Paid To – transporte pago até (local de destino nomeado) ;
  •  CIP – Carriage and Ensurance Paid to – transporte e eguro pagos até (local destino    nomeado);
  •  CFR – Cost and Freight – Custo e frete (porto destino nomeado);    
  •  CIF – Cost Insurance and Freight – Custo, seguro e frete   Porto destino nomeado);
  •  DAP – Delivered at place – entrega no local (local destino nomeado);
  • DPU- Delivered at place unloaded – entregue no local desembarcado – Local destino nomeado);
  •  DDP – Delivered duty paid – entregue com direitos pagos (local destino nomeado);

Planejamento de Exportação

Jornada de Exportação
Jornada do exportador

Para conseguir acessar mercado externo, é necessário que as empresas façam um planejamento prévio detalhado incluindo aspectos relacionados a cultura do país da importação, legislação aduaneira e as características específicas do mercado para posicionamento dos produtos.

Entendendo os custos inerentes a exportação, será capaz de estimar o preço e a margem potencial do seu produto. Nesta etapa é importante a assessoria da uma empresa especializada em logística, que irá orientar os processos de embarque e desembaraço, além de melhor porto de destino considerando a localização do cliente.

Após o embarque da mercadoria, é importante acompanhar o trajeto e se a carga estará liberada conforme o previsto na documentação pertinente e no prazo acordado.

Isto também permite que providências sejam tomadas em caso de imprevisto, contribuindo com a boa ordem e na construção da imagem e reputação junto aos importadores.Para informações adicionais, consulte nosso parceiro Ocean360.

Tags: jornada do exportadortrade finance
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Rodrigo Campos

Rodrigo Campos

Rodrigo José de Campos, executivo com 36 anos de experiência em Bancos internacionais como ABN AMRO, Santander e JPMorgan, exercendo funções no Brasil e na Europa nas áreas de estruturação de operações de comércio exterior com empresas da América Latina, atendimento a clientes corporativos e mercado de capitais. Possui extensa experiência na captação de recursos, liderando operações sindicalizadas & club deals. Economista com MBA em Finanças.

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