Dólar(PTAX)
Venda5,4446
Compra5,4440
Euro(PTAX)
Venda6,3234
Compra6,3216
Iene
Venda0,0358
Compra0,0358
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
domingo, outubro 12, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

SEO Internacional: como tornar um site global

Rafael Cifu by Rafael Cifu
junho 16, 2021
in Marketing Internacional
0
SEO Internacional - Portal do Comércio Exterior

SEO Internacional - Portal do Comércio Exterior

0
SHARES
62
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

Aprenda a utilizar técnicas de SEO internacional para posicionar o seu site nos indexadores de busca globais.

O universo de pesquisas na web pode ser chamado também de “ringue de SEO”. Se você está começando agora a aprofundar nos temas de marketing digital, é muito provável que você já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization) e SEO Internacional. 

Neste artigo vamos aprofundar juntos sobre como é possível atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços sem custo algum e de qualquer lugar do mundo.

Nada mal, não? Confesso, não é algo tão trivial assim, mas sem dúvida alguma o esforço é muito compensador e com altos retornos.

O que você vai ler:

Índice

  • O que é SEO
  • Diferenças entre SEO e SEO Internacional
    • Diferenças técnicas
    • Keywords
    • Qualidade do conteúdo
  • Tornando um site global

O que é SEO

De forma simples, SEO é o conjunto de métodos (boas práticas) e otimizações que fazem um site ser rankeado com mais destaque na busca orgânica. 

seo internacional

O maior buscador do mundo, não é novidade para ninguém, é o Google. Por esse motivo, a grande maioria dessas boas práticas (para não dizer todas) estão 100% lastreadas no próprio Google, que define periodicamente as exigências e melhores práticas.

Dentre essas boas práticas, uma parcela razoável é técnica (estrutura da página, meta tags, meta description, etc) mas a maior parcela é factível sem nenhum conhecimento técnico.

Hoje em dia, poderíamos até dizer que é possível ter um excelente SEO sem escrever uma linha de código sequer.

As plataformas de CMS (Content Management System), como por exemplo o bem conhecido WordPress, possibilita a criação de sites com boa estrutura de SEO, principalmente com a adição de plugins como Rank Math ou Yoast SEO.

Neste artigo não vamos aprofundar no básico de SEO, mas tenha em mente que um bom SEO é baseado em conteúdo. O Google prioriza o bom conteúdo acima de qualquer outra variável. 

Então, se você ainda está no início da jornada de SEO, considere antes de pensar em SEO Internacional, construir uma estrutura técnica e de produção de conteúdo para posteriormente evoluir para a internacionalização.

Diferenças entre SEO e SEO Internacional

As similaridades entre ambos é muito grande. Mas não se engane, é claro que a base teórica utilizada em ambos é igual, mas existem diferenças importantes no ponto de vista técnico e do ponto de vista semântico, digamos assim.

Diferenças técnicas

Antes de falarmos sobre as palavras-chave (keywords), que são a base da estratégia de SEO, qualidade de conteúdo e outros temas, vamos falar um pouco da estruturação técnica.

O Google definiu um atributo chamado Hreflangs que é responsável por identificar a região onde o usuário está e dessa forma, mostrar o conteúdo correto.

É possível que já tenha acontecido com você ao acessar um site internacional, inicialmente a linguagem não estava propriamente em português e alguns segundos, houve a mudança. Mudando inclusive, em alguns casos, algumas estruturas da página e imagens. 

Se você utiliza WordPress, alguns plugins como o Weglot (que inclusive é um exemplo de site com SEO internacional) poderão te ajudar. O próprio Google criou um Tutorial exclusivo sobre isso, também.

Keywords

Pense comigo, é muito provável que as palavras-chave que você utiliza aqui no Brasil (guarde essa informação “aqui no Brasil” na sua cabeça), não terão o mesmo potencial de rankeamento em outros países, concorda?

Por mais óbvio que isso seja, esse é um erro comum de quem deseja começar a indexar em outros países.

Na maioria dos casos, não basta simplesmente traduzir o texto e esperar o sucesso chegar. É preciso um estudo detalhado de keywords no país/região que você deseja rankear. Algumas ferramentas vão te ajudar nisso, como o Sem Rush e o Moz, por exemplo.  

Qualidade do conteúdo

Lembra do “aqui no Brasil” que você viu no tópico anterior? Pense novamente comigo, se esse artigo que você está lendo agora também estiver em inglês e indexado nos Estados Unidos, por exemplo, fará sentido essa menção aqui no Brasil?

Acho que você já entendeu onde quero chegar.

Um dos critérios que o Google leva em consideração é a relevância do conteúdo. Se o seu conteúdo é feito para brasileiros, não ache que ele irá rankear da mesma forma na Ucrânia, por exemplo.

Então além das palavras-chave, é muito importante que você ajuste o seu conteúdo para fazer sentido em outras culturas.

Tornando um site global

SEO Internacional - Portal do Comércio Exterior

Olha, depois de tanta informação é normal sentir que SEO Internacional não é pra você.

Mas, calma. Você teve a visão do todo, agora vamos trazer isso também para uma realidade menor e te mostrar que sim, você pode atrair pessoas de outro país para o seu site sem custo algum. 

O conselho que te dou é começar pequeno. Um passo por vez. 

Defina o país ou alguns poucos países que você acredita que são de maior aderência para o seu negócio e comece por eles.

Se você não tem domínio técnico, busque ajuda especializada e aos poucos, monte a sua máquina de vendas com marketing internacional.

Nós do Portal do Comércio Exterior queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos! 
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão auxiliá-los nessa trajetória.

Tags: marketing internacionalseoseo internacionaltrafego organico
Previous Post

Você conhece o Proex Financiamento?

Next Post

O que é o Marketing Internacional

Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Google Web Stories
Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

by Rafael Cifu
julho 27, 2021
Next Post
Marketing internacional definição

O que é o Marketing Internacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Balança comercial brasileira fecha 2022 com superávit recorde

Balança comercial brasileira fecha 2022 com superávit recorde

janeiro 10, 2023
6 formas simples de fazer o planejamento de marketing internacional

5 passos para fazer o planejamento de marketing internacional

julho 6, 2021
jornada do exportador

Exportação: desafios para a jornada do exportador Brasileiro

junho 16, 2021

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?