Dólar(PTAX)
Venda5,4446
Compra5,4440
Euro(PTAX)
Venda6,3234
Compra6,3216
Iene
Venda0,0358
Compra0,0358
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
domingo, outubro 12, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

Dropshipping: o que é, como funciona e como começar

Rafael Cifu by Rafael Cifu
junho 16, 2021
in Marketing Internacional
0
dropshipping
0
SHARES
60
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

Dropshipping é uma modalidade que permite iniciar uma operação de e-commerce e/ou importação de forma muito flexível, muitas vezes até com nenhum investimento inicial. 

Mas como isso é possível? Qual a pegadinha? Como é possível começar sem investimento inicial? 

Bom, essas e outras perguntas é que vamos responder neste artigo, mostrando a você desde o conceito e explicação do modelo de negócios até os primeiros passos para começar a operar.

O que você vai ler:

Índice

  • O que é Dropshipping
    • O processo de dropshipping é apenas um intermediador então?
    • Dropshipping é um negócio de importação?
  • Como funciona
    • Tenha em mente que mesmo sem a necessidade de investimento nenhum em estoque, você provavelmente precisará de investimento de mídia. 
  • Como começar

O que é Dropshipping

dropshipping

Dropshipping não é um conceito novo, nem tampouco uma nova tendência. Na verdade, mesmo havendo desconhecimento de uma grande parcela das pessoas, esse modelo de negócio já está entre nós há pelo menos 10 anos. 

De forma simples, é um modelo de negócio de intermediação de vendas, onde o chamado “dropshipper” vende, na maioria dos casos via plataforma de e-commerce, um produto para um comprador mesmo sem ter esse produto fisicamente. 

Quando a venda acontece, o vendedor faz a compra do fornecedor e este realiza toda a operação de logística e entrega. 

O processo de dropshipping é apenas um intermediador então?

Podemos dizer que sim. Porém, não basta apenas intermediar, essa operação depende da capacidade executora das demais operações de loja virtual, com a vantagem de não ter a necessidade de preocupação logística e controle de estoque.

Marketing, atendimento, operar a plataforma de e-commerce, pós venda, relacionamento, etc. Não é tão simples quanto parece. Mas é fato que fazer tudo isso e ainda sim cuidar da gestão do estoque, logística de entrega e etc tem uma complexidade a mais. 

Dropshipping é um negócio de importação?

Em partes, sim. Muito comum, também, são as operações que começam como dropshipping internacional (operação onde os fornecedores normalmente estão na China) e evoluem para um business de importação, aproveitando o relacionamento já iniciado com o fornecedor/comprador.

Mas tecnicamente, não é correto dizer que o dropshipping é um negócio de importação, pois não há um processo real de importação. O dropshipping está mais próximo de um business de afiliados do que importação propriamente dita.

Importante dizer que há também modalidades de “dropshipping” nacional, embora não muito comum no Brasil nos dias de hoje (2021). 

Como funciona

dropshipping

O conceito do modelo de negócios é simples. O dropshipper atuará como um canal de vendas para o fornecedor, e os ganhos financeiros estão vinculados à margem alocada em cada produto.

Tenha em mente que mesmo sem a necessidade de investimento nenhum em estoque, você provavelmente precisará de investimento de mídia. 

Caso você já tenha uma audiência, muitos seguidores e possíveis compradores que acompanham você, nesse caso o investimento será realmente muito baixo ou nenhum.

O modelo dropshipping que funciona é aquele que tem esses 3 pilares bem definidos:

  1. Nicho de mercado
  2. Curadoria de produtos
  3. Incríveis fornecedores

Sem esses 3 pilares, e vamos falar melhor deles no próximo tópico, será muito difícil ter sucesso. 

Outro ponto importante para considerar ao iniciar uma operação de dropshipping é o planejamento fiscal. 

No Brasil, como já bem sabemos, a burocracia fiscal não ajuda na maioria dos segmentos e no dropshipping infelizmente não é diferente. 

Para atuar com dropshipping é necessário formar a empresa como intermediadora de importação. Nesse sentido, uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) possível é a de Comissária de Despachos, de número 5250-8/01.

Mas mesmo assim, o dropshipping não é totalmente bem quisto por alguns órgãos regulatórios. Então, é importante ter a visão de pensar nesse modelo como uma forma flexível de começar, mas provavelmente não é tão viável a longo prazo. A melhor opção é evoluir para importação, de fato.

Como começar

Começar a operar dropshipping não é uma tarefa tão simples assim, é necessário que você domine (ou tenha capital para investir) a utilização de plataforma de e-commerce e ferramentas de marketing digital.

Existem pelo menos 3 plataformas globais muito conhecidas e utilizadas para dropshipping, no mundo. São elas: 

  1. AliExpress
  2. Amazon
  3. Ebay

Dentre as três plataformas, a mais utilizada no Brasil é o AliExpress, que inclusive tem um Dropshipping Center.

Neste artigo vamos cobrir apenas os primeiros passos para você começar a sua operação de dropshipping, mas em breve vamos lançar um guia completo bem aprofundado. 

Dentro do Dropshipping Center você poderá encontrar nichos e produtos que têm aderência com o que você está buscando, e facilmente começar contato com alguns fornecedores. 

Lembre-se: escolher um excelente fornecedor é 60% do negócio.

Com o nicho definido, fornecedores e linha de produtos também definidos, o próximo passo agora é escolher uma plataforma de e-commerce já integrada (ou com possibilidade de integração).

Existem diversas opções: Shopify, Woocommerce, Wix, Magento, entre outras.

Plataforma definida, integre os produtos, fornecedores e comece o seu negócio online com pouco ou nenhum investimento inicial.

Boa sorte e sucesso!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão auxiliá-los nessa trajetória.

Tags: dropshipping
Previous Post

A Questão do ESG Para o Exportador

Next Post

Exportação: desafios para a jornada do exportador Brasileiro

Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Google Web Stories
Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

by Rafael Cifu
julho 27, 2021
Next Post
jornada do exportador

Exportação: desafios para a jornada do exportador Brasileiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Balança comercial tem superávit recorde em outubro

Balança comercial tem superávit recorde em outubro

novembro 9, 2023
Balança comercial brasileira em 2023: quais são as expectativas?

Balança comercial brasileira em 2023: quais são as expectativas?

abril 13, 2023
Cupom cambial: tudo o que você precisa saber

Cupom cambial: tudo o que você precisa saber

junho 14, 2023

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?