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Home Marketing Internacional

5 passos para fazer o planejamento de marketing internacional

Rafael Cifu by Rafael Cifu
julho 6, 2021
in Marketing Internacional
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6 formas simples de fazer o planejamento de marketing internacional

O marketing internacional é o conjunto de ações e estratégias que farão você alcançar, converter e se relacionar com um cliente de forma global.

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Um dos passos mais importantes para o sucesso do seu marketing internacional é o planejamento estratégico. 

Pense comigo: é impossível chegar a um objetivo sem que este esteja definido, certo?

O planejamento de marketing como o instrumento que lhe fará alcançar seus objetivos comerciais e ter uma visão mais clara de quais as estratégias e canais você utilizará.

Neste artigo você conhecerá 6 passos de como iniciar a sua estratégia e as ferramentas que poderão te auxiliar nas etapas. Pronto(a) para começar?

Índice

  • Como começar com o planejamento de marketing internacional?
  • Criando o planejamento
    • 1. Definição dos KPIs
    • 2. Estudo de mercado
    • 3. Definição de público-alvo e personas
      • Geográfica
      • Demográfica
      • Psicográfica
    • 4. Definição de canais de aquisição
    • 5. Acompanhamento dos KPIs

Como começar com o planejamento de marketing internacional?

Invista tempo analisando 2 coisas: o seu objetivo e os seus recursos operacionais.

A cada dia o digital torna-se mais competitivo e desenha novos caminhos. Por isso, muitas pessoas sentem-se sobrecarregadas logo ao começar o planejamento.

São muitas variáveis e possibilidades, é verdade.

Mas não veja por esse lado. Independentemente do seu tamanho operacional, começar certo é imprescindível. 

É muito comum para quem está começando criar um plano que fica “bonito” no powerpoint, mas é impraticável operacionalmente. 

Então tenha isso muito claro em mente: 

  • ٠ Onde quero chegar
  • ٠ Quais são meus recursos operacionais
  • ٠ Como vou acompanhar o resultado

Criando o planejamento

Agora que você se preparou para começar, vamos arregaçar as mangas e criar um planejamento excelente e, sobretudo, que seja executável.

1. Definição dos KPIs

Como falamos acima, se você não sabe onde quer chegar é provável que você nunca chegue. 

KPI é a sigla para “Key Performance Indicator”. Para colocarmos de uma forma simples, KPI são os objetivos ou metas, e uma forma de medir se eles estão sendo alcançados. 

Um ponto vital de entendimento: todo KPI precisa ter um número claro e prazo (assim como uma meta).

Vou te dar um exemplo: “O objetivo da companhia nesse trimestre é alcançar 500 novos usuários até o dia 30 de julho”.

Dessa forma não haverá dúvida alguma sobre o que temos que alcançar e até quando.  Agora o “como” é o que veremos à frente.

2. Estudo de mercado

Em outros artigos já falamos mais profundamente sobre estudo de mercado, sobre a importância de conhecer o país target, como a questão cultural pode ser decisiva. 

Em resumo, é importante que você entenda o quão decisiva essa etapa é para o um planejamento de marketing internacional de sucesso.

Quando falamos de um cenário global, é provável que o seu planejamento deverá conter “sub-planejamentos” para cada região ou país target.

Cada cultura terá as suas características e peculiaridades, então é importante ter um estudo de mercado (adequado ao seu tamanho operacional) para cada uma.

Uma forma eficiente de conduzir um estudo de mercado efetivo é através de parceiros. Você pode pensar em parceiros que realizam estudos de mercado encomendados, mas também buscar uma agência ou especialista local que poderá te ajudar a ser mais assertivo.

3. Definição de público-alvo e personas

Uma vez que você conhece bem o mercado a ser “atacado”, o próximo passo é definir bem o seu público-alvo e personas.  O público-alvo é definido de forma mais genérica, utilizando essas premissas:

Geográfica

País, região, estado, cidade, bairro etc.

Demográfica

Gênero, idade, solteiro, casado com/sem filhos, renda, ocupação, escolaridade etc.

Psicográfica

Personalidade, valores, interesses, sonhos, medos.

Definição de público-alvo e personas
É imprescindível que você conheça o melhor possível quem são os seus decisores/compradores.

Agora a persona você deverá criar realmente uma “pessoa fictícia”, por exemplo:

A definição da persona lhe ajudará a criar comunicações e estratégias mais efetivas e aderentes.

Mas lembre-se: a persona não é o seu cliente ideal, ela representa a média do seu cliente ideal. Você também pode ter diversas personas separadas por região, por segmento de produto e demais necessidades do seu negócio.

4. Definição de canais de aquisição

Definir os canais de aquisição é a etapa que irá ajudar você a colocar uma conexão entre o seu cliente ideal (persona alvo) e o seu produto/serviço.

Como falamos anteriormente, analise bem o seu objetivo (KPI) e também a sua quantidade de recurso operacional na hora de definir os canais.

Lembre-se que cada um deles tem a sua forma de operar e energia necessária para dar certo.

Outro ponto importantíssimo: cada país/região também terá a sua forma melhor para aquisição. Canais de aquisição:

  • ٠ SEM Search Engine Marketing
  • ٠ Social Ads e Display Ads 
  • ٠ SEO Search Engine Optimization
  • ٠ Marketing de Conteúdo 
  • ٠ Programas de Afiliados 
  • ٠ Relações Públicas 
  • ٠ Anúncios Offline 
  • ٠ Amazon
  • ٠ Ebay
  • ٠ Alibaba
  • ٠ E muitos outros

5. Acompanhamento dos KPIs

Tão importante quanto definir bons KPIs é realizar o seu acompanhamento.

Uma forma aconselhada de acompanhamento é a semanal.

Ao definir suas metas você pode dividi-las por período, como o período semanal por exemplo.

Dessa forma, é mais fácil ter a visão de evolução e se no ritmo que está você alcançará o objetivo na data pré-definida.

Outra vantagem de acompanhar os seus KPIs é conseguir avaliar se a estratégia definida é de fato a melhor. Se há necessidade de testar canais diferentes e/ou estratégias diferentes.

Não tenha medo de mudar a estratégia no caminho contanto que o objetivo está sendo alcançado.

//

Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam te ajudar a alcançar seus objetivos! 

Costuma usar outros meios e estratégias para o seu marketing? Conta pra gente aqui nos comentários!

Ficaremos felizes em ouvir as suas sugestões ou esclarecer as suas dúvidas.

Se essas dicas foram úteis para você, pode servir para outras pessoas também! Compartilhe essa matéria em suas redes sociais e ajude outras pessoas a impulsionarem os seus negócios internacionalmente.

Tags: 6 formasestratégiaformas simplesmarketing internacionalplanejamento
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Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

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