O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces
Nos últimos anos, a internet transformou drasticamente a forma como as empresas fazem negócios. O comércio eletrônico tornou-se uma força dominante, permitindo que as empresas alcancem mercados globais de maneira que no passado era inimaginável. No entanto, a expansão global de lojas virtuais requer estratégias de marketing internacional eficazes para atingir um público diversificado e culturalmente variado.
Neste artigo, exploraremos o papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais, discutindo sua importância, estratégias-chave e desafios associados.
Índice
O que é o Marketing Internacional?
O marketing internacional desempenha um papel crucial na expansão global de e-commerces, pois permite que as empresas atinjam consumidores em todo o mundo, e criar uma boa estratégia é essencial para atingir resultados efetivos. Afinal, o mercado mundial é diferente em muitos níveis do mercado doméstico.
É preciso ter muita atenção a cada detalhe e adaptar sua linguagem à cultura dos países. Isso inclui a adaptação correta do idioma, pesquisa aprofundada do público-alvo e muito conhecimento sobre o território que visa expandir.
O marketing internacional, quando executado da maneira correta e com planejamento, pode facilitar o processo de globalização da marca e levar a empresa a um novo patamar.
Uma pesquisa de 2017, feita pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou os seguintes interesses das empresas que buscam o mercado global:
– Aumento nas vendas (72%).
– Diversificação dos riscos (65,3%).
– Proteção contra a volatilidade do mercado doméstico (61,3%).
Esses benefícios, no entanto, só podem ser alcançados se houver sucesso na transição da estratégia de marketing local para uma estratégia de marketing internacional.
Marketing Internacional para empresas de e-commerce
O marketing internacional pode ser muito importante na expansão global das empresas, mas para obter sucesso, ele deve ser acompanhado da devida adaptação das operações. Para tal, as empresas de e-commerce precisam ajustar pontos específicos.
Em primeiro lugar, a sua plataforma de vendas deve estar devidamente adaptada para o acesso em outros países, estando disponível para diferentes regiões, além de ter opção de linguagem e fornecer todos os recursos necessários para o público local.
Além disso, o e-commerce também precisa de um sistema de entregas internacional, que deve ser planejado levando em conta aspectos como alfândega, logística, possibilidade de parceria com transportadoras e outros.
Não esqueça do aspecto jurídico! O e-commerce precisa ter as operações em conformidade com a legislação dos países no exterior.
Estratégias de Marketing Internacional para e-commerce
Antes de empreender qualquer ação, reserve um tempo para entender o que você deseja obter com a sua estratégia internacional – toda empresa deseja conquistar mais clientes, porém, para isso é necessário um planejamento detalhado, com objetivos específicos.
Defina suas metas de vendas para o primeiro, segundo, terceiro ano e além; analise o seu orçamento; calcule quanto tempo você levará para ver o retorno do seu investimento e planeje cada detalhe das suas ações. Vamos ver um passo a passo com algumas delas!
- Análise de mercado: antes de entrar em um novo mercado, é essencial realizar pesquisas de mercado detalhadas para compreender a cultura, preferências, concorrência e regulamentações locais.
- Localização do conteúdo: adapte o conteúdo do site, descrições de produtos e campanhas publicitárias para atender às preferências e idioma local. Isso ajuda a criar uma conexão mais próxima com os consumidores.
- SEO internacional: otimize seu site para mecanismos de busca locais, considerando palavras-chave e tendências de pesquisa específicas de cada mercado.
- Mídias sociais: use plataformas de mídia social relevantes para o mercado-alvo e estabeleça parcerias com influenciadores locais.
- Estratégias de preço e pagamento: considere as diferenças culturais nas estratégias de preços e forneça opções de pagamento que sejam convenientes para os consumidores locais.
Desafios do marketing internacional na expansão de e-commerces
Embora o marketing internacional seja fundamental para a expansão global de lojas virtuais, ele não está isento de desafios. Alguns dos desafios comuns incluem:
- Diversidade cultural: compreender e respeitar as diferenças culturais é crucial. O que funciona em um mercado pode não funcionar em outro, esteja atento e pesquise muito – isso fará total diferença.
- Barreiras linguísticas: a barreira do idioma pode dificultar a comunicação eficaz e a adaptação do conteúdo. Tenha certeza de que você está comunicando com o seu cliente de maneira efetiva.
- Regulamentações e questões legais: Cada mercado pode ter regulamentações e requisitos legais específicos que precisam ser seguidos. Pesquise muito as regulamentações jurídicas e faça tudo de acordo com elas.
- Concorrência global: Ao expandir seu negócio a nível global, sua concorrência aumentará ainda mais. Afinal, sua loja virtual estará competindo com empresas locais e internacionais.
É possível driblar esses desafios criando uma estratégia muito bem planejada, tendo em vista que, para obter sucesso nessa empreitada, é crucial entender as nuances culturais, adaptar estratégias de marketing e enfrentar os desafios específicos de cada mercado.
Com estratégias sólidas e uma abordagem cuidadosa, as lojas virtuais podem colher os benefícios da expansão global e construir uma base de clientes diversificada e duradoura.
Uma dica: a Apex Brasil promove alguns cursos presenciais em São Paulo e o tema “Marketing internacional com ênfase em e-commerce” já esteve presente. Fique de olho no site para conferir possíveis próximas edições!
E se você ficou com alguma dúvida ou quer saber sobre outro tema relacionado a marketing internacional, comércio exterior, finanças e outras soluções financeiras, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).