Dólar(PTAX)
Venda5,3898
Compra5,3892
Euro(PTAX)
Venda6,2586
Compra6,2569
Iene
Venda0,0355
Compra0,0355
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
quarta-feira, outubro 22, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

portaldocomercioexterior by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
in Marketing Internacional
0
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
0
SHARES
85
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

Nos últimos anos, a internet transformou drasticamente a forma como as empresas fazem negócios. O comércio eletrônico tornou-se uma força dominante, permitindo que as empresas alcancem mercados globais de maneira que no passado era inimaginável. No entanto, a expansão global de lojas virtuais requer estratégias de marketing internacional eficazes para atingir um público diversificado e culturalmente variado. 

Neste artigo, exploraremos o papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais, discutindo sua importância, estratégias-chave e desafios associados.

Índice

  • O que é o Marketing Internacional?
  • Marketing Internacional para empresas de e-commerce
  • Estratégias de Marketing Internacional para e-commerce
  • Desafios do marketing internacional na expansão de e-commerces

O que é o Marketing Internacional?

O marketing internacional desempenha um papel crucial na expansão global de e-commerces, pois permite que as empresas atinjam consumidores em todo o mundo, e criar uma boa estratégia é essencial para atingir resultados efetivos. Afinal, o mercado mundial é diferente em muitos níveis do mercado doméstico.

É preciso ter muita atenção a cada detalhe e adaptar sua linguagem à cultura dos países. Isso inclui a adaptação correta do idioma, pesquisa aprofundada do público-alvo e muito conhecimento sobre o território que visa expandir.

O marketing internacional, quando executado da maneira correta e com planejamento, pode facilitar o processo de globalização da marca e levar a empresa a um novo patamar.

Uma pesquisa de 2017, feita pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou os seguintes interesses das empresas que buscam o mercado global:

– Aumento nas vendas (72%).

– Diversificação dos riscos (65,3%).

– Proteção contra a volatilidade do mercado doméstico (61,3%).

Esses benefícios, no entanto, só podem ser alcançados se houver sucesso na transição da estratégia de marketing local para uma estratégia de marketing internacional. 

Marketing Internacional para empresas de e-commerce

O marketing internacional pode ser muito importante na expansão global das empresas, mas para obter sucesso, ele deve ser acompanhado da devida adaptação das operações. Para tal, as empresas de e-commerce precisam ajustar pontos específicos.

Em primeiro lugar, a sua plataforma de vendas deve estar devidamente adaptada para o acesso em outros países, estando disponível para diferentes regiões, além de ter opção de linguagem e fornecer todos os recursos necessários para o público local.

Além disso, o e-commerce também precisa de um sistema de entregas internacional, que deve ser planejado levando em conta aspectos como alfândega, logística, possibilidade de parceria com transportadoras e outros.

Não esqueça do aspecto jurídico! O e-commerce precisa ter as operações em conformidade com a legislação dos países no exterior.

Estratégias de Marketing Internacional para e-commerce

Antes de empreender qualquer ação, reserve um tempo para entender o que você deseja obter com a sua estratégia internacional – toda empresa deseja conquistar mais clientes, porém, para isso é necessário um planejamento detalhado, com objetivos específicos. 

Defina suas metas de vendas para o primeiro, segundo, terceiro ano e além; analise o seu orçamento; calcule quanto tempo você levará para ver o retorno do seu investimento e planeje cada detalhe das suas ações. Vamos ver um passo a passo com algumas delas!

  1. Análise de mercado: antes de entrar em um novo mercado, é essencial realizar pesquisas de mercado detalhadas para compreender a cultura, preferências, concorrência e regulamentações locais.
  1. Localização do conteúdo: adapte o conteúdo do site, descrições de produtos e campanhas publicitárias para atender às preferências e idioma local. Isso ajuda a criar uma conexão mais próxima com os consumidores.
  1. SEO internacional: otimize seu site para mecanismos de busca locais, considerando palavras-chave e tendências de pesquisa específicas de cada mercado.
  1. Mídias sociais: use plataformas de mídia social relevantes para o mercado-alvo e estabeleça parcerias com influenciadores locais.
  1. Estratégias de preço e pagamento: considere as diferenças culturais nas estratégias de preços e forneça opções de pagamento que sejam convenientes para os consumidores locais.

Desafios do marketing internacional na expansão de e-commerces

Embora o marketing internacional seja fundamental para a expansão global de lojas virtuais, ele não está isento de desafios. Alguns dos desafios comuns incluem:

  • Diversidade cultural: compreender e respeitar as diferenças culturais é crucial. O que funciona em um mercado pode não funcionar em outro, esteja atento e pesquise muito – isso fará total diferença.
  • Barreiras linguísticas: a barreira do idioma pode dificultar a comunicação eficaz e a adaptação do conteúdo. Tenha certeza de que você está comunicando com o seu cliente de maneira efetiva.
  • Regulamentações e questões legais: Cada mercado pode ter regulamentações e requisitos legais específicos que precisam ser seguidos. Pesquise muito as regulamentações jurídicas e faça tudo de acordo com elas. 
  • Concorrência global: Ao expandir seu negócio a nível global, sua concorrência aumentará ainda mais. Afinal, sua loja virtual estará competindo com empresas locais e internacionais.

É possível driblar esses desafios criando uma estratégia muito bem planejada, tendo em vista que, para obter sucesso nessa empreitada, é crucial entender as nuances culturais, adaptar estratégias de marketing e enfrentar os desafios específicos de cada mercado. 

Com estratégias sólidas e uma abordagem cuidadosa, as lojas virtuais podem colher os benefícios da expansão global e construir uma base de clientes diversificada e duradoura.

Uma dica: a Apex Brasil promove alguns cursos presenciais em São Paulo e o tema “Marketing internacional com ênfase em e-commerce” já esteve presente. Fique de olho no site para conferir possíveis próximas edições! 

E se você ficou com alguma dúvida ou quer saber sobre outro tema relacionado a marketing internacional, comércio exterior, finanças e outras soluções financeiras, fale com a  Ocean360 (contato@ocean360.com.br).

Tags: comércio exteriorexportaçãoexportadormarketing internacional
Previous Post

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

Next Post

Balança comercial tem superávit recorde em outubro

portaldocomercioexterior

portaldocomercioexterior

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Google Web Stories
Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

by Rafael Cifu
julho 27, 2021
Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente
Marketing Internacional

Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente

by Rafael Cifu
julho 12, 2021
Next Post
Balança comercial tem superávit recorde em outubro

Balança comercial tem superávit recorde em outubro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Risco cambial: entenda o que é e como ele pode afetar o seu negócio

Risco cambial: entenda o que é

março 14, 2023
Atlantic Connection 2022: A 6ª edição do maior evento sobre o ecossistema Brasil e Portugal

Atlantic Connection 2022: A 6ª edição do maior evento sobre o ecossistema Brasil e Portugal

julho 6, 2022
Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

março 7, 2023

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?