Dólar(PTAX)
Venda5,4446
Compra5,4440
Euro(PTAX)
Venda6,3234
Compra6,3216
Iene
Venda0,0358
Compra0,0358
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
segunda-feira, outubro 13, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Marketing Internacional

Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente

Rafael Cifu by Rafael Cifu
julho 12, 2021
in Marketing Internacional
0
Marketing internacional: os principais cuidados ao expandir globalmente

Quando o assunto é marketing internacional, alguns aspectos e peculiaridades precisam ser observadas para se alcançar uma campanha de sucesso.

0
SHARES
140
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

Não há dúvida que o marketing internacional é uma das estratégias mais eficientes para alcançar novas fontes de receita e escala, principalmente quando pensamos em um negócio operando ainda localmente.

Depois de algumas dicas de como fazer o planejamento apropriado para o seu marketing internacional, vamos falar sobre os principais cuidados que você precisará observar para expandir globalmente no mercado externo.

Se o seu negócio já opera internacionalmente e você quer expandir, ou se você ainda está começando e quer começar a conquistar novos mercados globalmente, esse artigo é para você. Vamos analisar alguns pontos sensíveis a ajudar você e estar mais preparado para alcançar mercados globais com marketing internacional.

Índice

  • Não subestime a geopolítica
  • Alinhamento com agências e parceiros
  • Branding global da marca
  • Preze pelas ferramentas digitais
  • O primordial no marketing internacional

Não subestime a geopolítica

Cada país ou região tem a suas peculiaridades e você não deve operar de forma padronizada, no sentido ruim da palavra. 

Pense comigo: você pode ser o produto ou serviço certo, no preço certo e altamente aderente às empresas em determinado país. 

Mas justamente naquela semana que você se propôs a iniciar uma campanha de Google Search e Google Display, o país está enfrentando uma batalha política tributária que impacta diretamente o seu produto ou serviço.

Timing político é tudo no marketing internacional. Por isso, procure estar por dentro do cenário geopolítico e até mesmo, em alguns casos, faça bom uso da situação usando-a a seu favor.

Alinhamento com agências e parceiros

Acredite se quiser, um dos erros mais comuns em uma operação de marketing internacional está na má contratação – e gestão, de agências e parceiros.

Um hábito muito danoso para as empresas é o pensamento de que basta contratar uma agência local (no país target) e tudo estará magicamente resolvido.

Não esqueça que o sucesso dessa operação com um parceiro local também depende de você, do quanto você está disposto a fazer um alinhamento periódico e acompanhamento dos resultados.

Branding global da marca

Um erro muito comum na expansão global é a falta de coerência de marca. 

Você quer que a sua marca tenha um posicionamento global e que seja capaz de ser entendida em qualquer lugar do mundo. 

Mesmo que o produto seja algo específico (como água de coco brasileira, por exemplo), a sua proposta de valor precisa estar construída de forma global. 

Algumas perguntas que você pode se fazer: 

Qual o meu posicionamento?

  • Como os líderes do meu setor se posicionam?
  • Quais elementos estéticos devo utilizar?
  • Qual mensagem quero passar 

Preze pelas ferramentas digitais

Fala sobre o poder das ferramentas digitais parece chover no molhado, mas infelizmente não é. 

A maioria das empresas e dos líderes subestimam o quanto as ferramentas digitais são capazes de trazer insights e leituras profundas de mercado. 

Veja algumas ferramentas para estudo de mercado, por exemplo: 

Google Trends Ferramenta do google que permite analisar volumes de pesquisas.

Zik Analytics Ferramenta de research de mercado para AliExpress, Ebay e wholesale no geral.

Niche Scraper Ferramenta que mostra potencial de produtos e segmentos no AliExpress.

Jungle Scout Ferramenta de análise de mercado para Amazon (produtos, concorrentes, segmentos).

Amazon Product Research Tools Possibilita fazer análise de produtos, concorrentes e segmentos.

Sellics (Amazon) Ferramenta para análise de mercado dentro da Amazon.

O primordial no marketing internacional

Se eu puder te passar apenas um conselho com base em tudo que vimos nesse artigo, o conselho seria: seja digital.

Além do seu negócio, que quanto mais digital melhor, procure também ser uma pessoa digitalmente ativa. 

Pense comigo: praticamente todos os pontos abordados aqui são correlacionados ao digital e/ou podem ser potencializados por ele. 

Use ao máximo esses meios para estar por dentro das notícias (geopolítica), busque conhecer e estreitar relacionamento com parceiros no mundo virtual e por fim, utilize sem moderação toda a inteligência de mercado e insights que as plataformas têm a oferecer hoje.


Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador. 

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos! 

Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise nessa trajetória.

Tags: cuidadosexpandirexpansãoglobalglobalmentemarketing internacional
Previous Post

Sustentabilidade ESG e os agentes financeiros (Parte 02)

Next Post

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

Rafael Cifu

Rafael Cifu

Rafael Cifu é empreendedor, mentor de startups e especialista em marketing digital e desenvolvimento de produtos digitais. Formado em Comunicação Social, pela Faculdade Rio Branco, com extensão em Neuromarketing pela ESPM. Atuou à frente do marketing e produto para grandes empresas, startups e fintechs.

Related Posts

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain
Marketing Internacional

Tendências no marketing internacional: IA, VR, e Blockchain

by portaldocomercioexterior
dezembro 1, 2023
O papel do marketing internacional na expansão global de lojas virtuais
Marketing Internacional

O papel do marketing internacional na expansão global de e-commerces

by portaldocomercioexterior
outubro 30, 2023
Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio
Marketing Internacional

Marketing internacional: as melhores estratégias para o seu negócio

by portaldocomercioexterior
outubro 17, 2023
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
Marketing Internacional

Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?

by portaldocomercioexterior
fevereiro 8, 2023
Google Web Stories
Marketing Internacional

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

by Rafael Cifu
julho 27, 2021
Next Post
Google Web Stories

O que é Google Web Stories e o que esperar desse novo formato

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Marketing internacional: 6 passos para ter mais resultado

Marketing internacional: 6 passos para ter mais resultado

setembro 9, 2021
‘Slowbalization’: como isso impacta o mercado

‘Slowbalization’: como isso impacta o mercado

maio 16, 2023
A 7ª edição do Atlantic Connection está chegando, prepare-se para essa imersão

A 7ª edição do Atlantic Connection está chegando, prepare-se para essa imersão

setembro 5, 2023

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?