Não há dúvida que o marketing internacional é uma das estratégias mais eficientes para alcançar novas fontes de receita e escala, principalmente quando pensamos em um negócio operando ainda localmente.
Depois de algumas dicas de como fazer o planejamento apropriado para o seu marketing internacional, vamos falar sobre os principais cuidados que você precisará observar para expandir globalmente no mercado externo.
Se o seu negócio já opera internacionalmente e você quer expandir, ou se você ainda está começando e quer começar a conquistar novos mercados globalmente, esse artigo é para você. Vamos analisar alguns pontos sensíveis a ajudar você e estar mais preparado para alcançar mercados globais com marketing internacional.
Índice
Não subestime a geopolítica
Cada país ou região tem a suas peculiaridades e você não deve operar de forma padronizada, no sentido ruim da palavra.
Pense comigo: você pode ser o produto ou serviço certo, no preço certo e altamente aderente às empresas em determinado país.
Mas justamente naquela semana que você se propôs a iniciar uma campanha de Google Search e Google Display, o país está enfrentando uma batalha política tributária que impacta diretamente o seu produto ou serviço.
Timing político é tudo no marketing internacional. Por isso, procure estar por dentro do cenário geopolítico e até mesmo, em alguns casos, faça bom uso da situação usando-a a seu favor.
Alinhamento com agências e parceiros
Acredite se quiser, um dos erros mais comuns em uma operação de marketing internacional está na má contratação – e gestão, de agências e parceiros.
Um hábito muito danoso para as empresas é o pensamento de que basta contratar uma agência local (no país target) e tudo estará magicamente resolvido.
Não esqueça que o sucesso dessa operação com um parceiro local também depende de você, do quanto você está disposto a fazer um alinhamento periódico e acompanhamento dos resultados.
Branding global da marca
Um erro muito comum na expansão global é a falta de coerência de marca.
Você quer que a sua marca tenha um posicionamento global e que seja capaz de ser entendida em qualquer lugar do mundo.
Mesmo que o produto seja algo específico (como água de coco brasileira, por exemplo), a sua proposta de valor precisa estar construída de forma global.
Algumas perguntas que você pode se fazer:
Qual o meu posicionamento?
- Como os líderes do meu setor se posicionam?
- Quais elementos estéticos devo utilizar?
- Qual mensagem quero passar
Preze pelas ferramentas digitais
Fala sobre o poder das ferramentas digitais parece chover no molhado, mas infelizmente não é.
A maioria das empresas e dos líderes subestimam o quanto as ferramentas digitais são capazes de trazer insights e leituras profundas de mercado.
Veja algumas ferramentas para estudo de mercado, por exemplo:
Google Trends Ferramenta do google que permite analisar volumes de pesquisas.
Zik Analytics Ferramenta de research de mercado para AliExpress, Ebay e wholesale no geral.
Niche Scraper Ferramenta que mostra potencial de produtos e segmentos no AliExpress.
Jungle Scout Ferramenta de análise de mercado para Amazon (produtos, concorrentes, segmentos).
Amazon Product Research Tools Possibilita fazer análise de produtos, concorrentes e segmentos.
Sellics (Amazon) Ferramenta para análise de mercado dentro da Amazon.
O primordial no marketing internacional
Se eu puder te passar apenas um conselho com base em tudo que vimos nesse artigo, o conselho seria: seja digital.
Além do seu negócio, que quanto mais digital melhor, procure também ser uma pessoa digitalmente ativa.
Pense comigo: praticamente todos os pontos abordados aqui são correlacionados ao digital e/ou podem ser potencializados por ele.
Use ao máximo esses meios para estar por dentro das notícias (geopolítica), busque conhecer e estreitar relacionamento com parceiros no mundo virtual e por fim, utilize sem moderação toda a inteligência de mercado e insights que as plataformas têm a oferecer hoje.
Nós, do Portal do Comércio Exterior, queremos ser o seu maior encorajador e incentivador.
Sabemos que nem sempre é fácil encontrar e negociar com pessoas de culturas muitas vezes tão diferentes da nossa, mas esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos!
Se você precisar de uma assessoria especializada, indicamos nossos parceiros da PMakers, que poderão te auxiliar com expertise nessa trajetória.