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Home Trade Finance

Comércio exterior: os desafios e oportunidades para as empresas

Rodrigo Campos by Rodrigo Campos
junho 28, 2021
in Trade Finance
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Desafios e oportunidades no comércio exterior

Comércio exterior: diversos desafios podem impactar os resultados da empresa no atendimento à demanda no mercado externo,

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Em 2020, a balança comercial brasileira, que mede as relações do comércio exterior, fechou com superávit de USD 50,9 bilhões, influenciada pela demanda relevante da China e produtos agropecuários.

Com relação aos desafios, são variados os aspectos que impactam a capacidade de atender múltiplos mercados. Podemos citar alguns, tais como acesso a crédito, certificações, logística e entendimento das particularidades de consumo local, como exemplificado pelo Sebrae neste artigo.

Em contrapartida, as oportunidades são bem interessantes, o que motiva as empresas a acessarem ou aumentarem o volume destinado às exportações. Na prática, são mercados mais exigentes em termos de qualidade e certificações, mas iguala-se pelos ganhos potenciais de produtividade e margem, além de expandir a base de consumidores dos produtos comercializados pelas empresas.

Na parte relativa ao fluxo de importação, alternativas de financiamento são muito importantes para viabilizar as compras internacionais, além de permitir aquisição de determinados equipamentos que aumentem a produtividade local.

Como exemplo, no período de Janeiro a Maio de 2021, o Brasil importou USD 17,7 bilhões da China, USD 13,5 bilhões dos EUA, USD 4,5 bilhões da Alemanha e USD 4,2 bilhões da Argentina, somente mencionando os maiores.

Para abordar de forma objetiva este assunto, destacamos alguns aspectos a seguir:

Índice

  • Acesso a crédito
  • Certificação e qualificação dos produtos para o comércio exterior
  • Atendimento a novos mercados
  • Produtividade e ganhos de margem

Acesso a crédito

Empresas de grande porte já possuem tradição no segmento e histórico de acesso a financiamento via mercado de crédito e capitais local ou internacional. Podemos destacar operações de antecipação à exportação como ACC, NCE e Pré Pagamento a Exportação, além da emissão de títulos tipo Bonds como forma de obter capital para financiar o ciclo produtivo e investimento.

Neste ponto, é importante mencionar o nível crescente de exigência destes mercados, no quesito relacionado às boas práticas de sustentabilidade ESG.

Mercados importantes como Europa e EUA adotam como pré-condição para acessar determinados segmentos a aderência as questões socioambientais, incluindo solicitação de certificações e com uso de ferramentas de rastreamento para comprovação. Podemos mencionar também as alternativas de crédito verde e os green bonds como ferramentas de incentivo e adequação as regras.

No caso das PMEs o cenário é mais desafiador, principalmente no financiamento antes do embarque das mercadorias e nas garantias solicitadas pelos agentes financeiros tradicionais. Algumas iniciativas de soluções estruturadas têm sido apresentadas, mas são insuficientes para resolver esta questão de maneira abrangente.

Certificação e qualificação dos produtos para o comércio exterior

Alguns mercados são mais exigentes para determinados produtos, como exemplo dos certificados fitossanitários ou tipo de corte de proteínas para países do Oriente Médio. Além disto, existe o processo de acompanhamento da parte produtiva, para confirmar que houve aderência as questões trabalhistas e ambientais, por exemplo.

Este cenário demanda investimentos das empresas e acompanhamento de sua cadeia de fornecedores. Não aderência limita acesso aos mercados e encarece o crédito tradicional.

Atendimento a novos mercados

Conforme descrito no item anterior, as empresas precisam se adaptar às demandas dos consumidores externos, o que gera novas oportunidades e permite acessar mercados mais exigentes com elevado padrão de consumo.

Investimentos são necessários em novas tecnologias, expansão do parque fabril e na parte logística. Estas oportunidades favorecem o aumento do faturamento das empresas e, em muitos casos, obter retornos maiores comparados com o mercado local.

Produtividade e ganhos de margem

O advento da tecnologia e acesso a novas práticas produtivas e industriais permitiram várias indústrias crescerem no mercado local e internacional, gerando importantes ganhos de produtividade.

Se tomarmos como exemplo o caso do agronegócio, podemos citar elementos como uso de maquinário mais moderno, uso mais racional dos recursos, utilização de novas tecnologias e pesquisas.

Importante destacar também que alguns fatores estruturais podem impactar diretamente o processo, como questões de logística, transporte, escoamento em portos, aspectos tributários, dentre outros.

Em resumo, atividades de comércio exterior são benéficas para a economia do País e permitem crescer em volume, retorno e qualidade, ajudando no progresso das empresas e no desenvolvimento social.

Para informações adicionais sobre alternativas de financiamento ao comércio exterior, consulte www.ocean360.com.br.

Tags: comércio exteriordesafiosoportunidades
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Rodrigo Campos

Rodrigo José de Campos, executivo com 36 anos de experiência em Bancos internacionais como ABN AMRO, Santander e JPMorgan, exercendo funções no Brasil e na Europa nas áreas de estruturação de operações de comércio exterior com empresas da América Latina, atendimento a clientes corporativos e mercado de capitais. Possui extensa experiência na captação de recursos, liderando operações sindicalizadas & club deals. Economista com MBA em Finanças.

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