Dólar(PTAX)
Venda5,3898
Compra5,3892
Euro(PTAX)
Venda6,2586
Compra6,2569
Iene
Venda0,0355
Compra0,0355
Contato
Jornada do Exportador - Links Úteis
Portal do Comércio Exterior
Publicidade
ADVERTISEMENT
  • Home
  • Trade Finance
  • Marketing Internacional
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
quinta-feira, outubro 23, 2025
No Result
View All Result
Portal do Comércio Exterior
No Result
View All Result
Home Exportação

A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil

portaldocomercioexterior by portaldocomercioexterior
junho 30, 2023
in Exportação
0
A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil
0
SHARES
44
VIEWS
Compartilhar no LinkedinShare on TwitterCompartilhar no WhatsApp

A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil

É importante entender a dinâmica das empresas exportadoras para descobrir onde estão os principais desafios e como podemos estimular a participação no comércio exterior. Quais são as principais empresas brasileiras que exportam? O que exportam e para quais países? 

Pensando nisso, na última segunda-feira, 26, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou uma radiografia feita sobre o comércio exterior brasileiro. 

O objetivo do estudo, nomeado como “Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras – Um Panorama“, foi mapear os desafios a serem enfrentados no trabalho de promoção do comércio exterior das empresas do Brasil, para avançar na agenda de competitividade no país.

Informações obtidas no estudo

A pesquisa apresenta uma radiografia abrangente das empresas que exportam no Brasil, detalhando onde elas estão localizadas, quais os mercados de destino preferidos, e como elas se diferenciam das demais empresas que não exportam. O trabalho também mostra como se dá a dinâmica de entrada e permanência das mesmas no comércio internacional.

Essas informações ajudarão a compreender melhor o desafio imposto às empresas que buscam a inserção no comércio internacional. 

Na avaliação da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, o diagnóstico identifica desafios a serem enfrentados para que mais empresas exportem. De acordo com ela, “a reforma tributária, por exemplo, poderá dar uma enorme contribuição, não apenas para que a produção nacional seja mais competitiva, mas também para que o país pare de exportar tributos, o que, infelizmente, ainda é uma realidade”.

A integração regional

A pesquisa identificou que somente 1% das empresas brasileiras vende para o exterior. Em números absolutos, são aproximadamente 25 mil empresas que já conquistaram seu lugar no mercado externo. 

“Chamou a nossa atenção o fato de que a grande maioria (61%) dessas empresas realiza negócios na América Latina, o que reforça a importância da integração regional”, diz a secretária. Segundo Tatiana, além das vantagens da proximidade geográfica e cultural, os produtos brasileiros encontram tarifas mais baixas na região, fruto de acordos comerciais. 

De fato, segundo o diagnóstico inédito da Secex, as tarifas médias impostas pelos parceiros comerciais do Brasil surgem como um fator relevante para empresas exportadoras definirem o destino de seus produtos.

Por outro lado, o estudo também identificou que o tamanho do mercado consumidor passa a ser, cada vez mais, um elemento importante na definição do país alvo das empresas exportadoras. De 2018 a 2020, aumentou em 24% o número de empresas exportando para a China. Para os EUA, o crescimento foi de 21%. Para a União Europeia, de 16%. 

Entender a dinâmica das empresas favorece o desenvolvimento econômico

De acordo com a Secex, entender a dinâmica das empresas exportadoras é fundamental para que possamos estimular nossa participação no comércio exterior. A inserção das empresas de um país no comércio internacional é vista como um importante condutor do desenvolvimento econômico. 

Afinal, empresas que acessam os mercados internacionais são positivamente impactadas no seu crescimento, demandam mão de obra mais qualificada e precisam aumentar frequentemente a sua produtividade para se manterem competitivas.

Apesar desses benefícios, competir em mercados estrangeiros é um grande desafio. As empresas que querem trilhar esse caminho precisam enfrentar, além da competição a nível global, os mais diversos tipos de obstáculos tarifários e regulatórios.

Por isso, essas dificuldades fazem com que apenas uma parcela das empresas com potencial exportador participe efetivamente do comércio internacional. Justamente por isso, é preciso estudar as características das empresas exportadoras e, principalmente, entender como funciona a dinâmica da exportação e as principais dificuldades enfrentadas no processo de exportação antes de entrar nesse mercado.

Portanto, essa radiografia inédita feita pelo governo será muito importante para fins de análise e ampliação da base exportadora brasileira. 
Caso tenha alguma dúvida ou queira se aprofundar nas possibilidades que existem para a sua empresa, fale com o nosso parceiro Ocean360 (contato@ocean360.com.br).

Tags: comércio exteriorexportaçãoexportação brasileiraexportação no Brasilexportadores
Previous Post

Sofr ou Libor: entenda as diferenças

Next Post

ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações

portaldocomercioexterior

portaldocomercioexterior

Related Posts

Frete marítimo internacional: entenda como funciona
Exportação

Frete marítimo internacional: entenda como funciona

by portaldocomercioexterior
dezembro 11, 2023
ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações
Exportação

ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações

by portaldocomercioexterior
julho 7, 2023
BNDES abre nova linha de crédito para fomentar o agronegócio
Exportação

BNDES abre nova linha de crédito para fomentar o agronegócio

by portaldocomercioexterior
abril 24, 2023
Conheça o PEIEX, programa de qualificação para exportação da Apex
Exportação

Conheça o PEIEX, programa de qualificação para exportação da Apex

by portaldocomercioexterior
janeiro 14, 2023
Next Post
ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações

ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

No Result
View All Result

Posts Recentes

Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

março 7, 2023
porto de navios para exportação photo by andy li, from unsplash

Incentivo à exportação: as linhas de financiamento

junho 17, 2021
Como funcionam as garantias SBLC?

Como funcionam as garantias SBLC?

julho 18, 2023

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Tags

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance
Portal do Comércio Exterior

Um portal de conteúdo e conexões para todos os atores do comércio exterior. Um lugar onde importadores e exportadores acessam uma curadoria completa e soluções em finanças, logística, marketing e mais.

Categorias

  • Câmbio
  • Exportação
  • Hedge
  • Marketing Internacional
  • Notícias
  • Sustentabilidade ESG
  • Trade Finance
  • Uncategorized

Assuntos

acc agenda agenda sustentável APEX ação balança comercial balança comercial brasileira BNDES cambio comercio exterior comercio internacional comércio exterior comércio internacional crescimento câmbio economia regenerativa economia verde ESG estratégia ESG exportador exportadores exportar exportação exportação no Brasil financiamento a exportação finanças finanças climáticas finimp green swan hedge cambial importador importadores importar importação jornada do exportador maarco cambial marketing marketing intenarnacional marketing internacional metas métricas peiex proex Sustentabilidade trade finance

Artigos mais recentes

  • Trading Company: o que é e quais as suas vantagens?
  • Quais foram os produtos mais importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023?
  • A importância das redes sociais no comércio exterior: estratégias e melhores práticas

© 2021 Portal do Comércio Exterior

No Result
View All Result
  • Home
  • Marketing Internacional
  • Trade Finance
  • Sustentabilidade ESG
  • Notícias
  • Jornada do Exportador
  • Contato

© 2021 Portal do Comércio Exterior

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?