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Home Exportação

Frete marítimo internacional: entenda como funciona

portaldocomercioexterior by portaldocomercioexterior
dezembro 11, 2023
in Exportação
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Frete marítimo internacional: entenda como funciona
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Frete marítimo internacional: entenda como funciona

No comércio exterior, o transporte marítimo é o mais econômico e desempenha um papel vital, principalmente quando falamos em transporte de grande quantidade de cargas em longas distâncias, sendo responsável por movimentar a maior parte das mercadorias ao redor do mundo. 

Entretanto, assim como todo tipo de transporte, deve existir o pagamento de algumas taxas para que ocorra o deslocamento das mercadorias: o chamado frete marítimo. Continue lendo para entender como ele funciona, quais os tipos, modalidades e outros detalhes!

Índice

  • O que é o frete marítimo?
  • Tipos de frete marítimo
    • FCL (Full Container Load) ou Contêineres cheios
    • LCL (Less Container Load) ou Contêineres parciais
  • Como funciona cada etapa?
  • Como o frete é calculado?
  • O que pode influenciar o valor do frete marítimo?

O que é o frete marítimo?

O frete marítimo refere-se basicamente ao valor pago pelo importador pelo transporte de mercadorias por meio de navios. É uma peça fundamental no comércio global, permitindo que empresas movimentem grandes volumes de produtos de um país para outro de maneira eficiente.

Tipos de frete marítimo

Na logística portuária internacional, existem diferentes tipos de frete marítimo, adaptados às necessidades específicas de cada carga. No comércio exterior, os principais tipos são:

FCL (Full Container Load) ou Contêineres cheios

Neste tipo de frete, que inclusive é uma das melhores opções, o importador ou exportador usa o container totalmente carregado, ocupando todo o espaço disponível.

Geralmente transporta-se equipamentos de 20 e 40 pés, com carga seca. O preço é fechado de acordo com o tipo de equipamento utilizado. As principais variáveis neste preço são o tempo de trânsito, a rota e sobretaxa quando as cargas são muito pesadas (acima de 20 toneladas).

LCL (Less Container Load) ou Contêineres parciais

Essa é a modalidade mais comum a ser utilizada quando a carga transportada não preenche um container completo. Dessa forma, o importador ou exportador pode compartilhar o container, possibilitando um baixo custo de frete marítimo.

É a melhor opção para empresas do comércio exterior que começaram no ramo há pouco tempo, por isso possuem menos cargas, ou que não desejam aumentar o volume transportado. 

Como funciona cada etapa?

O processo de frete internacional marítimo, via de regra, segue algumas etapas fundamentais desde a saída da mercadoria do país de origem até a chegada ao país de destino:

Desembaraço aduaneiro de exportação: nessa etapa, a mercadoria chega até a fronteira do país exportador e é desembaraçada para então prosseguir para a próxima etapa.

Transporte das mercadorias: aqui, a carga já deixou o país de origem e é efetivamente transportada. Essa etapa engloba todo o trajeto de deslocamento da carga pós desembaraço de exportação.

Desembaraço aduaneiro de importação: após a chegada da mercadoria ao país de destino, a carga passará por um novo processo de desembaraço. Nesta etapa, o importador verifica se o frete internacional está de acordo com as políticas da alfândega e, no caso positivo, as mercadorias podem ser liberadas.

Como o frete é calculado?

Mas afinal, como esse frete é calculado? Vamos entender! 

Ao calcular o frete marítimo, são aplicadas algumas taxas e também as chamadas sobretaxas sobre os valores finais. A taxa geralmente é calculada sobre a carga e leva em consideração o peso, volume e grau de periculosidade da mercadoria. Já a sobretaxa incide sobre as despesas de navegação, como por exemplo, combustível e porto.

De acordo com o Portal Único Siscomex, as principais sobretaxas são:

  • Ad-valorem
  • Sobretaxa de combustível (buker surcharge)
  • Taxas para volumes pesados (heavy lift charge)
  • Taxas para volumes com grande dimensões (extra lenght charge)
  • Sobretaxa de congestionamento (port congestion surcharge)
  • Fator de ajuste cambial – CAF (currency adjustment factor)
  • Adicional de porto

O que pode influenciar o valor do frete marítimo?

De forma geral, tudo que interfere na travessia do mar e no fluxo de navios é um fator de grande influência para o frete marítimo, não somente no seu valor, mas também nos prazos de entrega.

  • Desastres ambientais
  • Erros técnicos
  • Conflitos armados
  • Guerras comerciais
  • Situações emergenciais, endêmicas ou epidêmicas 
  • Oferta e demanda por espaço

Nas operações do comércio internacional, é importante que você, exportador ou importador, esteja a par de todo o processo. Compreender o funcionamento do frete marítimo internacional é essencial para as empresas envolvidas no comércio global. 

Ao conhecer os tipos de frete, as etapas envolvidas, as taxas aplicáveis e as modalidades de pagamento, as empresas podem otimizar suas operações e garantir um transporte eficiente e seguro de suas mercadorias.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber sobre outro tema relacionado a frete marítimo, comércio exterior, finanças e outras soluções? Fale com o nosso parceiro Ocean360 (contato@ocean360.com.br).

Tags: comércio exteriorcomércio internacionalexportaçãoexportadorexportadoresfrete marítimofrete marítimo internacionalimportaçãoimportadorimportadores
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