Exportador, fique atento aos obstáculos de logística internacional.
A logística internacional e a alta nos custos do frete têm impactado negativamente as empresas, tanto na importação como na exportação.
Maiores obstáculos de logística internacional para os exportadores brasileiros
Uma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que a alta dos preços dos combustíveis está no topo dos principais problemas enfrentados pelos exportadores brasileiros, além do câmbio volátil, as barreiras existentes no comércio global e os custos Brasil.
Apesar do aumento do frete ser um dos principais problemas para importadores e exportadores, nas exportações, o segundo principal problema é a falta de contêineres, apontado por 80% das empresas altamente impactadas, de acordo com a pesquisa da CNI.
Além disso, as dificuldades com a suspensão de escala se mostra um problema para 58% das empresas exportadoras afetadas, o que acarreta em outros custos adicionais e impacta a operação como um todo.
No ano de 2021, ainda devido às consequências causadas pela pandemia, essa desordem no transporte marítimo internacional acirrou a disputa por espaços nos navios e elevou muito o valor do frete, conforme já citamos anteriormente, causando problemas como suspensão e adiamento dos envios de contêineres carregados.
É preciso estar atento, pois a maioria das empresas são afetadas por essas condições de logística do mercado, independente do tipo de contêiner utilizado. No caso do Brasil especificamente, essa indisponibilidade de contêineres é agravada pelo fato do país estar longe das principais rotas de navegação.
Veja a matéria completa no blog da Ocean360, nosso parceiro na obtenção de linhas de crédito e financiamentos para o comércio exterior.